Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/923113
Title: Consumo e digestibilidade aparente da matéria seca, em ovinos, das silagens de sorgo em diferentes estádios de maturação.
Authors: POSSAS, F. P.
MACHADO, F. S.
GONÇALVES, L. C.
RIBAS, M. N.
CAMPOS, M. M.
RODRIGUEZ, N. M.
RODRIGUES, J. A. S.
VELASCO, F. O.
Affiliation: FERNANDO PIMONT POSSAS, UFMG; FERNANDA SAMARINI MACHADO, CNPGL; LUCIO CARLOS GONÇALVES, UFMG; MARCELO NEVES RIBAS, UFMG; MARIANA MAGALHAES CAMPOS, CNPGL; NORBERTO MARIO RODRIGUEZ, UFMG; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS; FREDERICO OSORIO VELASCO, UFMG.
Date Issued: 2011
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 21.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ZOOTECNIA, 13.; FÓRUM DE ESTUDANTES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 7.; REUNIÃO NACIONAL DE ENSINO DE ZOOTECNIA, 17.; FÓRUM DE ENTIDADES DE ZOOTECNISTAS, 23.; SIMPÓSIO ALAGOANO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 2., 2011, Maceió. Inovação tecnológica e mercado consumidor: anais. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2011.
Description: Foram avaliados os consumos voluntdrios e digestibilidades aparentes da matéria seca, em ovinos, das silagens de trés hibridos de sorgo (BRS 610, BR 700 e BRS 655) colhidos em trés estadios de maturagdo dos grdos. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em desenho fatorial 3x3, sendo trés hibridos e trés estadios de maturação (idades de corte) e cinco repeticoes (carneiros). Os valores de consumo de matéria seca, em gramas por quilograma de unidade de tamanho metabolico (CMS-UTM), variaram de 45,90 g/UTM/dia a 59,99 g/UTM/dia. Nao houve influéncia do estadio de maturagdo sobre o CMS-UTM para todos os hibridos (P>0,05). Comparando-se os materiais em um mesmo corte, no estadio pastoso, o BRS 655 apresentou menor valor em relagdo aos demais hibridos (P<0,05), que foram semelhantes entre si (P>0,05). Já nos estadios leitoso e farindceo. não houve diferenga estatistica entre os genodtipos, apesar da superioridade numérica do BRS 610, Para as digestibilidades aparentes da matéria seca (DAMS), não houve variação entre hibridos. dentro do mesmo estadio de maturagdo, e entre idades de corte, para o mesmo hibrido (P>0,05). Os valores encontrados variaram de 48,53% a 56,67%.
Thesagro: Consumo
Digestibilidade
Keywords: Fraçoes fibrosas
Ruminantes
Valor nutricional
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Consumo-e-digestibilidade-aparente-da-materia-seca-em-ovinos.pdf2,39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace