Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/923122
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorVIVENZA, P. A. D.
dc.contributor.authorPANCOTI, C. G.
dc.contributor.authorBORGES, A. L. C. C.
dc.contributor.authorSILVA, R. R. E
dc.contributor.authorLOPES, F. C. F.
dc.contributor.authorCAMPOS, M. M.
dc.contributor.authorASSIS, R. C. O.
dc.contributor.authorLAGE, H. F.
dc.date.accessioned2025-09-03T17:04:35Z-
dc.date.available2025-09-03T17:04:35Z-
dc.date.created2012-04-26
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 21.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ZOOTECNIA, 13.; FÓRUM DE ESTUDANTES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 7.; REUNIÃO NACIONAL DE ENSINO DE ZOOTECNIA, 17.; FÓRUM DE ENTIDADES DE ZOOTECNISTAS, 23.; SIMPÓSIO ALAGOANO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 2., 2011, Maceió. Inovação tecnológica e mercado consumidor: anais. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/923122-
dc.descriptionA cana-de-açúcar é um dos volumosos mais utilizados pelos pecuaristas, principalmente devido à grande produção de matéria seca (MS) e elevada concentração energética. Porém, apresenta algumas limitações nutricionais como baixo teor de minerais, principalmente fósforo (P) e enxofre (S), baixa concentração de proteína, e elevado teor de fibra, sendo esta de reduzida digestibilidade. O tratamento químico com álcalis como o óxido de cálcio (CaO) constitui-se potencial alternativa para incrementar a digestibilidade da fração fibrosa. O experimento foi realizado com novilhas Holandês x Zebu, com pesos vivos médios de 235 kg, confinadas em sistema tipo “Tie-stall”. Objetivou-se estudar o efeito de diferentes tempos de exposição (0, 24, 48 e 72h) da cana-de-açúcar ao óxido de cálcio (CaO) na proporção de 1% da matéria natural (MN) adicionada da mistura de uréia e sulfato de amônio, na relação (9:1), no momento do fornecimento. Foram avaliados o consumo e a digestibilidade aparente do cálcio e fósforo. Os parâmetros analisados foram submetidos à análise de variância, utilizando-se o pacote estatístico SAS (Statistical Analisys System) e as médias comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade (p<0,05). Os diferentes tempos de exposição da cana-de-açúcar ao óxido de cálcio (0h, 24h, 48h, 72h) não alteraram o consumo e a digestibilidade aparente do cálcio e do fósforo. Observou-se, entretanto, uma relação Ca:P a níveis muito altos, ocasionando mudanças comportamentais nos animais. São necessários um maior número de experimentos envolvendo a utilização de CaO, com o intuito de avaliar seu efeito à longo prazo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMinerais
dc.subjectRuminantes
dc.titleAvaliação do tempo de hidrólise em dietas a base de cana de açúcar sobre o consumo e digestibilidade aparente do cálcio e fósforo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroConservação
dc.subject.thesagroMetabolismo
riaa.ainfo.id923122
riaa.ainfo.lastupdate2025-09-03
dc.contributor.institutionPAOLO ANTONIO DUTRA VIVENZA, UFMG; CARLOS GIOVANI PANCOTI, UFMG; ANA LUIZA COSTA CRUZ BORGES, UFMG; RICARDO REIS E SILVA, UFMG; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; MARIANA MAGALHAES CAMPOS, CNPGL; RICARDO CARDOSO OLIVEIRA ASSIS, UFMG; HELENA FERREIRA LAGE, UFMG.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliacao-do-tempo-de-hidrolise-em-dietas.pdf197.02 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace