Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/927382
Título: Flutuação populacional de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith), Diatraea saccharalis (Fabricius) e Doru luteipes (Scuder) em milho convencional e transgênico Bt.
Autor: ARAUJO, L. F. de
SILVA, A. G. da
CRUZ, I.
CARMO, E. L. do
HORVATH NETO, A.
GOULART, M. M. P.
RATTES, J. F.
Afiliación: IVAN CRUZ, CNPMS.
Año: 2011
Referencia: Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 10, n. 3, p. 205-214, 2011.
Descripción: O surgimento de tecnologias para o controle de pragas na cultura do milho deve ser analisado periodicamente, para a adoção nas regiões produtoras desse cereal. O objetivo deste trabalho foi avaliar a flutuação populacional de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae), Diatraea saccharalis (Fabricius) (Lepidoptera: Pyralidae) e do predador Doru luteipes (Scudder) (Dermaptera: Forficulidae) em cultivo de milho convencional e Bt. O ensaio foi conduzido na safrinha, em Rio Verde, GO, com delineamento experimental de blocos casualizados, com 24 repetições. Foram empregados os híbridos P 3041 e P 3041YG, com população de 50.000 plantas.ha-1. Quantificaram-se o número de insetos e os danos provocados pelas lagartas nas folhas, colmo e pendão, quantificação e presença de internódios com galerias, altura de plantas e da inserção de espiga, massa de grãos por espiga e rendimento de grãos. O híbrido de milho P 3041YG sofreu menor ataque de S. frugiperda e apresentou maior massa de grãos por espiga e maior rendimento de grãos em relação ao híbrido convencional P 3041.
Thesagro: Controle biológico
Inimigo natural
Zea Mays
Palabras clave: Organimo transgênico
DOI: http://dx.doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v10n3p205-214
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Flutuacaopopulacional1.pdf338.71 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace