Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/927497
Título: Uso de marcadores microssatélites como ferramenta na discriminação de híbrido de melancia.
Autor: GAMA, R. N. C. de S.
SANTOS, C. A. F.
DIAS, R. de C. S.
Afiliación: RENATA NATÁLIA CÂNDIDO DE SOUZA GAMA; CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA; RITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA.
Año: 2012
Referencia: In: ENCONTRO DE GENÉTICA DO NORDESTE, 19.; SIMPÓSIO DE GENÉTICA HUMANA E MÉDICA DO NORDESTE, 1.; GENÉTICA NA PRAÇA, 2012, Petrolina, Juazeiro. A genética, a natureza e o ser humano: mudando mentalidades e transformando vidas. Petrolina: Embrapa Semiárido: UNIVASF: SBG, 2012.
Descripción: Os marcadores moleculares têm sido utilizados em análises genéticas de várias situações, tais como, identificação de clones, linhagens, híbridos, cultivares, paternidade, diversidade, fluxo gênico, taxa de cruzamento, pureza de sementes e na construção de mapas genéticos. Marcadores microssatélites têm a vantagem, em relação aos demais tipos de marcadores, de serem altamente polimórficos, co-dominantes, confiáveis e de fácil reprodutibilidade. Na Embrapa Semiárido, foi desenvolvido um híbrido de melancia, oriundo do cruzamento entre a cultivar BRS Opara (resistente ao oídio) e Pérola (susceptível ao oídio), por meio de Polinização Manual Controlada (PMC). Esse híbrido possui a resistência e o padrão de frutos do seu progenitor feminino, a cultivar BRS Opara, dessa forma não é possível discriminá-los por meio de descritores morfológicos. Dessa forma, foram análisados cinco marcadores microssatélites (MCPI_04, MCPI_05, MCPI_11, MCPI_16 e MCPI_26), desenvolvidos para melancia e previamente selecionados por apresentaresm produtos de PCR de diferentes tamanhos. Foram coletadas amostras foliares dos parentais e de 20 plantas do híbrido, para extração do DNA total, pelo método CTAB 2x. Os produtos de PCR (Polymerase Chain Reaction) foram analisados em géis de poliacrilamida desnaturante 6% e corados com nitrato de prata. Os cinco marcadores microssatélites utilizados foram capazes de discriminar o híbrido de seus parentais. Estes resultados demonstram a eficácia da PMC na obtenção de híbrido de melancia e que estes marcadores microssatélites podem ser usados como ferramenta na identificação e em análises de parentesco de híbridos de melancia.
Thesagro: Melancia
Citrullus Lanatus
Hibrido
Marcador Molecular
Oídio
NAL Thesaurus: Watermelons
Palabras clave: Microssatélites
BRS Opara
Pérola
Resistente ao oídio
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CalrlosAntonio32012.pdf73,27 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace