Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/928847
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NAVARRO, A. T.
ROCHA, C. S.
SILVA, A. R.
NAGATA, A. K. I.
ALMEIDA, A. M. R.
Additional Information: UNIFIL; CAPES Pós-doutorado; UNIFIL - Graduação; ALICE KAZUKO INOUE NAGATA, CNPH; ALVARO MANUEL RODRIGUES ALMEIDA, CNPSO.
Title: Levantamento de Begomovirus em plantas de soja no sul do Brasil.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2012.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Description: A família Geminiviridae é constituída por quatro gêneros: Mastrevirus, Curtovirus, Topocuvirus e Begomovirus, possuindo genoma composto por uma ou duas fitas simples de DNA circular, encapsidados em uma partícula icosaédrica geminada. A disseminação de begomovírus ocorre através da mosca-branca (Bemisia tabaci), e a incidência aumentou no Brasil com a introdução do biótipo B deste inseto vetor, em meados da década de 1990. Este trabalho teve como objetivo avaliar a presença de begomovírus na cultura da soja na região sul do Brasil. As amostras foliares de plantas de soja foram coletadas nos campos de produção localizados em 22 municípios na safra 2010/2011. Para a detecção de begomovírus foi realizada a extração de DNA desses tecidos e a infecção viral foi analisada pelo método da PCR, utilizando-se primers degenerados para o componente DNA-A, conhecido por produzir um fragmento de aproximadamente 1482 pb. Como controle positivo foi usado DNA do Euphorbia mosaic virus. Das 720 amostras de plantas de soja testadas, nenhuma estava infectada por begomovírus.
Thesagro: Soja.
Data Created: 2012-07-23
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
179s222.pdf137,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace