Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/929916
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CHAVES, A. S.
NASCIMENTO, M. L. do
TULLIO, R. R.
BERNDT, A.
ALENCAR, M. M. de
LANNA, D. P. D.
Additional Information: AMALIA SATURNINO CHAVES, DOUTORANDA EM CIÊNCIA ANIMAL E PASTAGENS-ESALQ/PIRACICABA; MICHELE LOPES DO NASCIMENTO, PÓS-DOUTORANDA EM CIÊNCIA ANIMAL E PASTAGENS-ESALQ/PIRACICABA; RYMER RAMIZ TULLIO, CPPSE; ALEXANDRE BERNDT, CPPSE; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE; DANTE PAZZANESE DUARTE LANNA, PROF. DO DEPto. DE ZOOTECNIA - ESALQ-USP/PIRACICABA.
Title: Desempenho e características de carcaça de bovinos Nelore em função do consumo alimentar residual.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., Brasília, DF. A produção animal no mundo em transformação: Anais. Brasília: SBZ, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Eficiência alimentar
Espessura de gordura subcutânea.
Description: O objetivo neste trabalho foi avaliar o desempenho produtivo e características de carcaça de novilhos Nelore terminados em confinamento, estratificados de acordo com seu consumo alimentar residual (CAR). Foram confinados em baias individuais 82 Novilhos, por um período de 85 dias. A dieta ajustada para 5% de sobras continha 40% de silagem de milho e 60% de concentrado na matéria seca. Após o término do período experimental, todos os animais foram abatidos em um frigorífi analisados utilizando o PROC MIXED do SAS (Statistical Analisys System, 2009) cujas as médias foram comparadas por contrastes ortogonais com um nível de significância de 5%. Os animais foram agrupados em três classes de eficiência (alto, médio ou baixo CAR) considerando 0,5 desvio padrão acima ou abaixo da média, como limite entre as classes. Os indivíduos menos eficientes (alto CAR) apresentaram consumo de matéria seca maior quando comparados aos animais mais eficientes (baixo CAR) apresentaram melhor eficiência alimentar (P<0,05). Parâmetros de carcaça e área de olho de lombo do músculo Longissimus dorsi não foram relacionados com CAR (P>0,05), mas houve redução da espessura de subcutânea com a redução do CAR (P<0,05).
Thesagro: Bovino
Confinamento
Gado de Corte.
Data Created: 2012-07-31
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCI2012.00088.pdf136,17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace