Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/930047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJACINTO, M. A. C.
dc.contributor.authorLOBO, R. N. B.
dc.contributor.authorESTEVES, S. N.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, A. R. de
dc.contributor.authorJACINTO, T. B.
dc.date.accessioned2018-01-26T23:37:23Z-
dc.date.available2018-01-26T23:37:23Z-
dc.date.created2012-07-31
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., Brasília, DF. A produção animal no mundo em transformação: Anais. Brasília: SBZ, 2012.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/930047-
dc.descriptionO objetivo do trabalho foi avaliar o efeito dos grupos genéticos dos ovinos Morada Nova, Santa Inês, Somalis e ½ Dorper + ½ Morada Nova na qualidade dos couros. Os animais foram criados na região de Sobral, CE, em pastagem de Panicum maximum cv. Tanzânia, com água e sal mineral à vontade e concentrado na proporção de 1,5% do peso vivo. Os animais foram abatidos com média de 200 dias de idade. Das peles foram retiradas amostras para a preparação de lâminas histológicas e verificação da composição folicular. As peles foram conservadas por salga e posteriormente curtidas até o estágio semiacabado. Os couros dos ovinos Santa Inês apresentaram maior resistência (P<0,05) ao rasgamento comparado com os couros dos animais dos outros três grupos. As amostras de couros dos ovinos Santa Inês retiradas na direção paralela ao dorso foram as mais resistentes à tração e as dos couros dos cruzados ½ Dorper + ½ Morada Nova as menos resistentes (P<0,05). As resistências dos couros dos ovinos Morada Nova e Somalis à tração não diferiram entre si, entretanto diferiram (P<0,05) dos outros dois grupos genéticos. As amostras de couros dos ovinos Santa Inês retiradas na direção paralela ao dorso foram mais resistentes à tração (P<0,05) do que aquelas retiradas na direção perpendicular. Os couros dos ovinos com a menor densidade folicular apresentaram maior resistência à tração e ao rasgamento, indicando que a composição folicular teve influência na qualidade dos couros.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFolículo
dc.titleEfeito do grupo genético na qualidade de couros ovinos.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.date.updated2018-01-26T23:37:23Zpt_BR
dc.subject.thesagroColágenopt_BR
dc.subject.thesagroCurtimentopt_BR
dc.subject.thesagroPelept_BR
riaa.ainfo.id930047
riaa.ainfo.lastupdate2018-01-26
dc.contributor.institutionMANUEL ANTONIO CHAGAS JACINTO, CPPSE; RAIMUNDO NONATO BRAGA LOBO, CNPC; SERGIO NOVITA ESTEVES, CPPSE; ALEXANDRA ROCHA DE OLIVEIRA, CNPGC; TAINÁ BRUNO JACINTO.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitoGrupoGeneticoJacinto.pdf122,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace