Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/933165
Title: Modelo matemático para estudo da dinâmica de transmissão da AIE via mutuca.
Authors: MARQUES, A. P. D.
TERNES, S.
VILAMIU, R.
NOGUEIRA, M. F.
Affiliation: ANA PAULA D. MARQUES, IMECC/Unicamp, Bolsista CNPq; SÔNIA TERNES, CNPTIA; RAPHAEL VILAMIU, Bolsista CNPq Pós-doutorado CNP; MARCIA FURLAN NOGUEIRA T DE LIMA, CPAP.
Date Issued: 2012
Citation: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 6., 2012, Jaguariúna. Anais... Jaguariúna: Embrapa; ITAL, 2012.
Pages: p. 1-10.
Description: A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é uma doença incurável e de grande prevalência no Pantanal Brasileiro, acometendo cerca de 50% dos animais de serviço (SILVA et al., 2004), causada por um vírus pertencente ao gênero do vírus da AIDS (Lentivirus, da família Retroviridae). O objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo matemático compartimental determinístico para representar a dinâmica temporal da transmissão da AIE por seu inseto vetor, a mutuca, que desempenha o papel mais importante na cadeia natural da doença. Partindo do modelo desenvolvido por Marquesone (2011), o modelo aqui apresentado considera também a variação populacional do vetor definida por cenário, unifica os compartimentos de cavalos infectados e assintomáticos e define criteriosamente os parâmetros biológicos envolvidos. Tal modelo é então analisado do ponto de vista de equilíbrio e estabilidade e simulações de cenários são realizadas em condições compatíveis com a realidade do Pantanal.
Thesagro: Modelo Matemático
NAL Thesaurus: Mathematical models
Retroviridae
Keywords: Anemia infecciosa equina
Notes: CIIC 2012. No 12601.
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RE12601.pdf298,89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace