Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/934609
Título: Validação da metodologia de caracterização molecular de cultivares de soja por meio de marcadores microssatélites.
Autoria: MNARTINS, T. B.
TORRES, A. R.
LEMOS, N. G.
SANTOS, M. A. dos
GRUNVALD, A. K.
HUNGRIA, M.
Afiliação: TALITA BUSULINI MARTINS, FACULDADE DE APUCARANA
ADALGISA RIBEIRO TORRES, USP
NOÉLLE GIACOMINI LEMOS, UEM
MARIA APARECIDA DOS SANTOS, PIONEER SEMENTES
ANNA KAROLINA GRUNVALD, UEL
MARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA, CNPSO.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa: SBCS, 2012. 4 p. Trab. 360.
Conteúdo: A soja [Glycine max (L) Merril] representa a leguminosa mais importante cultivada no mundo, sendo o Brasil o segundo maior produtor, superado apenas pelos Estados Unidos. Apesar da importância sócio-econômica, a soja apresenta uma base genética restrita, com baixo nível de polimorfismo genético, dificultando a identificação de cultivares por meio de descritores morfológicos. Diversos marcadores moleculares vêm sendo empregados em estudos de diversidade genética da soja, e resultados promissores estão sendo obtidos com os marcadores microssatélites. Este trabalho teve como objetivo avaliar o uso de marcadores microssatélites para a detecção de polimorfismo genotípico em soja. Noventa e seis cultivares comerciais foram avaliadas com quatro marcadores microssatélites localizados em quatro grupos distintos de ligação do genoma da soja. O DNA foi extraído a partir de folhas jovens, maceradas em nitrogênio líquido, procedendo-se então às reações de amplificação com os primers selecionados. Os fragmentos foram separados por eletroforese vertical em gel de poliacrilamida a 10%. Todos os marcadores apresentaram polimorfismo entre as cultivares analisadas, e o número de alelos variou de dois a sete, mostrando que a metodologia é eficaz para a detecção de polimorfismo genético em cultivares de soja comercializadas no Brasil.
Thesagro: Soja
Marcador molecular
Marcador genético
Genética vegetal
NAL Thesaurus: Soybeans
Genetic markers
Notas: Fertbio.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fertbio360.pdf192.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace