Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/938296
Title: Biologia comparada de Zagreus bimaculosus (Mulsant) (Coleoptera: Coccinellidae) sobre Diaspis echinocacti (Hemiptera: Diaspididae) e Dactylopius opuntiae (Hemiptera: Dactylopiidae).
Authors: CASTRO, R. M.
BARROS, R.
PARANHOS, B. A. J.
GAVA, C. A. T.
FERNANDES, M. H. A.
GARZIERA, L.
SIQUEIRA, M. C.
Affiliation: BEATRIZ AGUIAR JORDAO PARANHOS, CPATSA; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA.
Date Issued: 2012
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 14., 2012, Curitiba. SEB - 40 anos de avanços da Ciência Entomológica Brasileira. Curitiba: SEB, 2012.
Description: A incidência das cochonilhas Diaspis echinocacti (Bouché) (Hemiptera: Diaspididae) e Dactylopius opuntiae (Cockerell) (Hemiptera: Dactylopiidae), conhecida como cochonilha do carmim, é o principal problema enfrentado pelos produtores de palma forrageira, Opuntia fícus-indica Mill, no Semiárido nordestino brasileiro. Zagreus bimaculosus (Mulsant) (Coleoptera: Coccinelidae) é um predador nativo da cochonilha de escama, D. echinocacti e, frequentemente, tem sido encontrada em áreas infestadas com D. opuntiae. Diante disso, neste trabalho os aspectos biológicos de Z. bimaculosus foram estudados sobre as duas cochonilhas. O período de incubação variou de 14,4 e 11,9 dias com D. opuntiae e D. echinocacti, respectivamente. As durações de cada instar larval de Z. bimaculosus sobre D. opuntiae e D. echinocacti foram, respectivamente, de: (I) 6,3 e 7,3; (II) 5,1 e 5,3; (III) 5,7 e 6,5 e (IV) 10,9 e 10,1 dias. As fases de pré-pupa e pupa apresentaram durações de 2,4 e 8,3 dias sobre D. opuntiae e 3,3 e 11,5 dias sobre D. echinocacti. As durações do período ovo-adulto foram de 52,3 e 55,7 dias e os valores de viabilidade de 60,6 e 60%, respectivamente, para indivíduos criados sobre D. opuntiae e D. echinocacti. O período de pré-oviposição foi de 37,8 e 40,9 dias sobre D. opuntiae e D. echinocacti e os valores de fecundidade foram 145,4 e 112, 7 ovos/fêmea sobre essas presas, respectivamente. As fêmeas apresentaram longevidade média de 93,7 e 85,5 dias e o machos 116,7 e 111,8 dias quando alimentados com D. opuntiae e D. echinocacti, respectivamente.
Thesagro: Controle biológico
Inseto
Diaspis Echinocacti
Inimigo Natural
NAL Thesaurus: Biological control
Keywords: Cochonilha do carmim
Dactylopius opuntiae
Insect
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
17822.pdf121,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace