Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/939510
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MARTINS, M. F.
SOLÓRZANO, L. A. R.
PERNA JÚNIOR, F.
BERNDT, A.
CASTRO, A. L. de
FERREIRA, F. A.
PINEDO, L. A.
RODRIGUES, P. H. M.
Additional Information: MAURÍCIO FURLAN MARTINS, MESTRANDO DE NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO ANIMAL ? VNP/FMVZ/USP, PIRASSUNUNGA, SP.; LAURA ALEXANDRA ROMERO SOLÓRZANO, MESTRANDA DE NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO ANIMAL ? VNP/FMVZ/USP, PIRASSUNUNGA, SP.; FLÁVIO PERNA JÚNIOR, MESTRANDO DE NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO ANIMAL – VNP/FMVZ/USP, PIRASSUNUNGA, SP.; ALEXANDRE BERNDT, CPPSE; ARI LUIZ DE CASTRO, LABORATÓRIO DE CROMATOGRAFIA NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO ANIMAL – VNP/FMVZ/USP/PIRASSUNUNGA; FERNANDA ALTIERI FERREIRA, 5PÓS-DOUTORANDO DE NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO ANIMAL – VNP/FMVZ/USP, PIRASSUNUNGA, SP; LERNER ARÉVALO PINEDO, PÓS-DOUTORANDO DE NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO ANIMAL – VNP/FMVZ/USP, PIRASSUNUNGA, SP; PAULO HENRIQUE MAZZA RODRIGUES, 6PROFESSOR ASSOCIADO DO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO ANIMAL – VNP/FMVZ//USP.
Title: Efeito de diferentes fontes energéticas da dieta sobre a produção de metano utilizando a técnica de fermentação ruminal ex situ (microrúmen).
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., 2012, Brasília, DF. A produção animal no mundo em transformação: anais. Brasília: SBZ, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Ácidos graxos de cadeia curta
Fermentação ruminal
Gases de efeito estufa
Grãos de soja
Polpa cítrica
Description: O objetivo do experimento foi avaliar o efeito de diferentes fontes energéticas da dieta sobre a fermentação ruminal em bovinos. O delineamento adotado foi o quadrado latino 3x3 replicado, com período de 16 dias e 3 tratamentos: Controle: Dieta de baixo extrato etéreo; Soja: Dieta de alto extrato etéreo (inclusão de 15% de soja grão); Polpa: Dieta de baixo extrato etéreo e alta participação de pectina (inclusão de 15% de polpa cítrica). As coletas de conteúdo ruminal foram realizadas no 16º dia experimental, sendo realizadas antes, 3, 6, 9 e 12 horas após a alimentação matinal. Utilizou-se a técnica de fermentação ruminal ex situ, a qual consiste em incubar frascos de penicilina contendo conteúdo ruminal sólido e líquido em banho termostático por 30min. Após a incubação era realizada a mensuração de metano e ácidos graxos de cadeia curta por cromatografia gasosa. A partir desta técnica consegue-se estimar a produção de ácidos graxos de cadeia curta, metano e a perda de energia realtiva (PER). A PER estima a eficiência da fermentação dos alimentos, ou seja, com ela é possível avaliar a perda de metano em relação aos outros produtos da fermentação. A Polpa aumentou a produção de acético e butírico e a dieta Soja diminuiu os mesmos ácidos graxos de cadeia curta. Nenhuma das dietas alterou a produção de metano ou a perda de energia relativa ao metano.
Data Created: 2012-11-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCI2012.00147.pdf518,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace