Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/940532
Título: Relação entre o índice EVI e dados de precipitação nas áreas de plantio de cana-de-açúcar na região central do Brasil.
Autoria: GONÇALVES, R. R. do V.
ZULLO JUNIOR, J.
COLTRI, P. P.
AVILA, A. M. H. de
AMARAL, B. F. do
SOUSA, E. B. M. de
ROMANI, L. A. S.
Afiliação: RENATA RIBEIRO DO VALLE GONÇALVES, Cepagri/Unicamp; JURANDIR ZULLO JUNIOR, Cepagri/Unicamp; PRISCILA PEREIRA COLTRI, Cepagri/Unicamp; ANA MARIA HEUMINSKI DE AVILA, Cepagri/Unicamp; BRUNO FERRAL DO AMARAL, ICMC/USP; ELAINE PARROS MACHADO DE SOUSA, ICMC/USP; LUCIANA ALVIM SANTOS ROMANI, CNPTIA.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 4., 2012, Bonito, MS. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2012.
Páginas: p. 1054-1063.
Conteúdo: Resumo: . Índices de vegetação como o EVI e o NDVI são correlacionados com a biomassa o que permite que sejam usados para monitoramento de safras agrícolas. Consequentemente, esses índices têm auxiliado na estimativa do rendimento e na avaliação da expansão da cana-de-açúcar no Brasil. O objetivo deste trabalho foi avaliar a relação entre o índice de vegetação EVI2/MODIS e valores de precipitação (TRMM) no período de 2001 a 2011 para acompanhar a expansão da cana-de-açúcar na região central do Brasil. Foram selecionados 150 pontos com o plantio de cana-de-açúcar na região central do Brasil. Em seguida, foram extraídos os perfis temporais de EVI2/MODIS e precipitação a partir do modelo TRMM. Fez-se, então, a análise estatística e de agrupamento dos dados, utilizando K-Medoids e DTW (Dynamic Time Warping). Considerando todas as análises realizadas neste trabalho, encontrou-se uma forte correlação entre os valores de EVI2 e precipitação (TRMM). Os estados de MT e GO apresentaram um melhor ajuste de dados no período analisado. Em MS, o R-sq foi baixo, pois os pontos coletados apresentaram transição de culturas agrícolas, vegetação nativa e pastagem para cana-de-açúcar. De acordo com estes resultados, o método de agrupamento das séries de precipitação e EVI2 pode ser considerado como uma nova ferramenta no monitoramento da cultura de cana-de-açúcar na região central do Brasil.
Thesagro: Sensoriamento Remoto
NAL Thesaurus: Remote sensing
Vegetation
Time series analysis
Cluster analysis
Sugarcane
Palavras-chave: Índice de vegetação
Série temporal
Agrupamento
Cana-de-açúcar
Notas: Geopantanal 2012.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p182.pdf3,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace