Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/942097
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cocais - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Issue Date: 2012
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: ROCHA, H. C. R.
ALVARENGA, C. D.
GIUSTOLIN, T. A.
BOMFIM, R. da S. B. G.
SOUZA, M. D. C.
SARMENTO, H. G. S.
BARBOSA, M. G.
Additional Information: Universidade Estadual de Montes Claros; Universidade Estadual de Montes Claros; Universidade Estadual de Montes Claros; RENATA DA SILVA BRANT GOMES BOMFIM, CPACP; Universidade Estadual de Montes Claros; Universidade Estadual de Montes Claros; Universidade Estadual de Montes Claros.
Title: Crescimento, produção de fitomassa e teor de óleo essencial de folhas de capim citronela (Cymbopogon nardus (L.) Rendle) em cultivo consorciado com algodoeiro colorido no semiárido mineiro.
Publisher: Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v.14, n.esp., p. 183-187, 2012.
Pages: 5p.
Language: pt_BR
Keywords: Policultivo
Algodão colorido
Capim citronela.
Description: Avaliou-se o crescimento, a produção e o teor do óleo essencial de dois cortes de capim citronela em cultivo consorciado com algodoeiro colorido no semiárido. Para isso foram utilizados dois sistemas de consórcios (tratamentos): algodão colorido consorciado com capim citronela 3x1 e algodão colorido consorciado com capim citronela 1x1. A variedade de algodão colorido utilizada foi a BRS Rubi e as mudas de capim citronela foram produzidas no Horto de Plantas Medicinais da Unimontes. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com dois tratamentos e 16 repetições. O experimento foi mantido em regime de sequeiro e foi avaliado a altura das plantas de capim citronela. Foram realizadas duas colheitas das folhas de capim citronela, sendo a primeira no momento da colheita da fibra do algodão e a segunda na rebrota do capim, seis meses após. Todas as plantas da parcela foram colhidas e as folhas frescas foram pesadas, no campo, com o auxílio de balança digital. Amostras das folhas colhidas foram retiradas e levadas para secagem em estufa com circulação forçada de ar a 35ºC até atingirem massa constante. Foi verificada a massa seca e posteriormente realizada a extração do óleo essencial pelo método de hidrodestilação em aparelho modificado de Clevenger. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste Skott-Knott (p<0,05). A altura das plantas não diferiu entre os tratamentos nas colheitas. Para a produção de massa fresca e seca houve diferença entre os tratamentos apenas na segunda colheita. Neste caso, as plantas cultivadas em consórcio 1x1 produziram mais do que as do consórcio 3x1. O teor de óleo essencial de capim citronela não variou entre os dois sistemas de consórcio, tanto no primeiro como no segundo corte.
Thesagro: Óleo Essencial
Rebrota.
Year: 2012-12-11
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPACP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RevistaBrasileiraPlantasMedicinaisRenata.pdf424,84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace