Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/943051
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOMAVILLA, A. L.
HIGA, R. H.
MUDADU, M. de A.
REGITANO, L. C. de A.
REDE BIFEQUALI
Additional Information: ADRIANA L. SOMAVILLA, PÓS-GRADUAÇÃO UNESP/JABOTICABAL; ROBERTO HIROSHI HIGA, CNPTIA; MAURICIO DE ALVARENGA MUDADU, CPPSE; LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, CPPSE.
Title: Aplicação da metodologia de homozigose do haplótipo estendido (EHH) para genes relacionados com crescimento e deposição de gordura em bovinos da raça Nelore.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO ANIMAL, 9., 2012, João Pessoa. Anais... João Pessoa: SBMA, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Acabamento
Assinaturas de seleção
Deposição muscular
Desequilíbrio de ligação.
Description: O rebanho bovino brasileiro destinado à produção de carne vem sendo selecionado há décadas, por programas de melhoramento genético, para diversas características de crescimento e, mais recentemente, de deposição de gordura. A seleção artificial resulta em alterações no genoma, que podem ser detectadas, por exemplo, por diferenças nos padrões de homozigose dos indivíduos de uma população, permitindo a identificação de regiões do genoma que controlam características sob seleção. Com o objetivo de avaliar a presença de assinaturas de seleção do genoma de bovinos Nelore que continham genes candidatos relacionados com crescimento e deposição de gordura, foram genotipados 796 indivíduos com o chip Illumina BovineHD BeadChip e, posteriormente, inferida a fase de ligação dos polimorfismos de único nucleotídeo (SNPs), formados os blocos de desequilíbrio de ligação (haplótipos) e realizada a detecção de possíveis evidências de seleção nas regiões específicas de quatro genes candidatos - somatostatina (SST), receptor da leptina (LEPR), gene da proteina de ligação de ácido graxo 4 (FABP4) e gene do hormônio do crescimento (GH1) - bem como o padrão de frequência e homozigose dos haplótipos. Foram encontradas evidências de seleção nos quatro genes, sugerindo que estão relacionados com crescimento (SST e GH1), metabolismo e deposição de gordura (LEPR e FABP4) na raça Nelore.
Thesagro: Gado de Corte.
Data Created: 2012-12-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANA1.pdf298,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace