Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/946019
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CONCEIÇÃO, G. C. da
CAJUHI, L. F.
BORGES, E. M. R.
MOREIRA, M. M.
GIONGO, V.
GAVA, C. A. T.
Additional Information: GLAUCIANNE CAVALCANTE DA CONCEIÇÃO; LUDIMILLA FERREIRA CAJUHI; EMISON MARCELINO RIBEIRO BORGES; MARCIA MOURA MOREIRA; VANDERLISE GIONGO, CPATSA; CARLOS ALBERTO TUAO GAVA, CPATSA.
Title: Atividade microbiana em áreas com diferentes usos do solo em agricultura dependente de chuva no Semiárido do Submédio São Francisco.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 7.; JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACEPE/UNIVASF, 1., 2012, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2012.
Pages: p. 337-343.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 248).
Language: pt_BR
Keywords: Qualidade do solo
Indicadores biológicos
Vale do São Francisco
Semiárido
Água de chuva
Natural resource.
Description: As diferentes formas de uso do solo apresentam forte impacto sobre a atividade microbiana, principalmente nas condições edafoclimáticas do Bioma Caatinga. Nessas condições, os baixos teores de nutrientes, água e matéria orgânica estabelecem um frágil equilíbrio, facilmente alterado. Neste trabalho, avaliaram-se as formas de agricultura mais tradicionais no Semiárido. Sejam elas: o cultivo anual, o cultivo de pastagem e o uso pastoril da Caatinga. As áreas apresentam o mesmo uso por um período superior a 25 anos e tomou-se uma área preservada de vegetação natural como área de referência para o estudo. Os resultados indicaram que a maior atividade biológica se concentrou nas profundidades até 30 cm, provavelmente por causa da existência de uma camada de adensamento pedogenético a partir de 40 cm. O teor de carbono da biomassa microbiana (C-BMS) foi mais elevado nas amostras oriundas de vegetação natural, contudo, a respiração foi mais elevada nas amostras tomadas em áreas de cultivo anual. Os resultados indicam que as operações de cultivo anual promovem a maior emissão de CO2 nas camadas superficiais do solo.
Thesagro: Recurso natural
Solo
Caatinga
NAL Thesaurus: Soil.
Data Created: 2013-01-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carlos.pdf125 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace