Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950357
Título: Potencialidades e limitações para o uso agrícola de solos localizados no Entorno do Lago de Sobradinho em Remanso -BA.
Autoria: QUEIROZ, A. F. de
CUNHA, T. J. F.
OLIVEIRA NETO, M. B. de
MENDES, A. M. S.
Afiliação: ALEXSANDRA FERNANDES DE QUEIROZ, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2012. 1 CD-ROM. Fertbio 2012.
Conteúdo: A paisagem do Submédio do Vale do São Francisco vem, ao longo dos anos, passando por constantes alterações, consequência das atividades antrópicas, em que a vegetação original da caatinga vem sendo gradativamente eliminada devido ao uso agrícola das terras. Dessa maneira, muitas áreas sem aptidão ou de aptidão restrita para o uso com lavouras são cultivadas, resultando em grande risco de degradação. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar as potencialidades e limitações para o uso agrícola de dois solos representativos do município de Remanso – BA a partir de suas caracterizações físicas e químicas de forma a contribuir para a sustentabilidade da atividade agrícola desenvolvida na região. Foram selecionadas duas áreas no município de Remanso – BA, área de entorno do Lago de Sobradinho onde foram abertas trincheiras para estudos morfológicos. Foram feitas observações das características gerais dos solos, relevo e vegetação das áreas em estudo. Os dois perfis (P1: Latossolo Amarelo Distrófico típico – LAd; P2: Neossolo Quartzarênico Órtico plíntico – RQo) estão localizados em área de caatinga hiperxerófila pouco densa e com relevo plano. Foram realizadas as descrições morfológicas e coletadas as amostras dos perfis de solos para análises físicas e químicas. Os solos dos dois perfis avaliados apresentam baixa fertilidade, sendo necessária a adoção de práticas de manejo que contribuam com o aumento da matéria orgânica no sentido de melhorar a sua qualidade.
Thesagro: Latossolo
Fertilidade do Solo
Qualidade
Palavras-chave: Caracterização física
Neossolo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
FERTBIO-1938.pdf314,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace