Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950374
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorRECH, I.
dc.contributor.authorMENDES, R. C.
dc.contributor.authorSOUZA, A. M. de
dc.contributor.authorPOLIDORO, J. C.
dc.contributor.authorBALIEIRO, F. de C.
dc.contributor.authorCAMPOS, D. V. B. de
dc.date.accessioned2024-04-22T13:53:17Z-
dc.date.available2024-04-22T13:53:17Z-
dc.date.created2013-02-21
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2012. 1 CD-ROM. Fertbio 2012.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950374-
dc.descriptionA Embrapa Solos vem desenvolvendo tecnologias de produção de fertilizantes nitrogenados com características de liberação lenta ou controlada de nitrogênio. Uma das análises fundamentais na avaliação de fertilizantes é a concentração de nutrientes e está relacionada a qualidade dos fertilizantes. Para a análise dos teores de N foram escolhidas 8 ureias de liberação lenta, produzidas no Laboratório de Tecnologia de Fertilizantes da Embrapa Solos identificados por: NZN 1, NZN 2, NZN 3, NZN 4, à base de aluminossilicato com 40,5, 38,3, 36 e 33,8 % de N, respectivamente, e formulações a base de aluminossilicato indentificados por: NZC 1, NZC 2, NZC 3 e NZC 4, com teores de N correspondente a 41,6, 38,3, 33,8 e 31,5%, respectivamente, e mais 3 uréias comerciais: Uréia Heringer, Uréia Nitro MAIS, Uréia Nitro Gold e uréia em pó (moída finamente) que é a matéria prima da granulação. Desta forma, para a determinação do teor de nitrogênio foi utilizado o método oficial do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - MAPA (Método 1) e também um método proposto pelo fabricante do equipamento microdestilador (Método 2), com o objetivo de verificar as possíveis diferenças ou não entre os métodos na determinação dos teores totais de N por meio de comparação dos resultados obtidos entre estes dois. Os resultados dos teores de N obtidos com os dois métodos foram semelhantes com 95% e 99% de confiança, e os valores da % N teórica são equivalentes aos valores calculados por ambos os métodos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectComparação de Métodos
dc.titleDeterminação do teor de nitrogênio em fertilizantes nitrogenados utilizando 2 metódos.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFertilizante
dc.subject.thesagroNitrogênio
riaa.ainfo.id950374
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-22
dc.contributor.institutionIONÁ RECH, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; RODRIGO CAVALINI MENDES; ANDRE MARCELO DE SOUZA, CNPS; JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; DAVID VILAS BOAS DE CAMPOS, CNPS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Determinacao-do-teor-de-nitrogenio-em-fertilizantes-nitrogenados-2012.pdf50.19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace