Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950447
Título: Acessos de mandioca açucarada coletados no Nordeste paraense possuem o mesmo genótipo detectado por marcadores microssatélites.
Autoria: PONTES, L. C.
MOURA, E. F.
Afiliação: LIGIA CRISTINE PONTES, UFPA; ELISA FERREIRA MOURA CUNHA, CPATU.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Conteúdo: A mandioca é encontrada na região Norte do Brasil e é usada como fonte de subsistência para muitas famílias. A mandioca açucarada ou mandiocaba, é um tipo de mandioca que armazena em suas raízes, além do amido, açúcares livres como reservas. Atualmente, vêm recebendo destaque pelo seu potencial para uso na fabricação de álcool combustível, devido ao acúmulo de glicose que pode ser convertida em etanol diretamente. Foi realizado teste para avaliar a diversidade genética de acessos de mandiocas açucaradas coletadas em diferentes locais do estado do Pará mantidos no banco de germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental. Foi realizada a genotipagem molecular de nove acessos de mandioca açucarada e um acesso de mandioca brava com marcadores microssatélites. Para isso, foram utilizados 13 primers microssatélites e a corrida dos produtos amplificados foi realizada em géis de poliacrilamida 6%. Após a análise dos géis, foi verificado que todas as nove amostras de mandioca açucarada possuíam o mesmo genótipo, sendo verificada baixa variabilidade genética para esse grupo de mandiocas.
Thesagro: Mandioca
Palavras-chave: Marcadores moleculares
Duplicatas
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
267.pdf419,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace