Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/951048
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FREITAS, C. A. B. de
FERREIRA, R. D. S.
MÜLLER, R. C. S.
NASCIMENTO, W. M. O. do
Additional Information: Camila Auad Beltrão de Freitas, ALUNA UFPA; Raimunda Daniela Santos Ferreira, ALUNA UFPA; Regina Celi Sarkis Müller, UFPA; WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU.
Title: Caracterização química do fruto em diferentes genótipos de camucamuzeiro.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Banco Ativo de Germoplasma
Agroindústria.
Description: Na Amazônia existem frutas nativas com grande potencial para fins agroindustriais que tem despertado o interesse comercial de indústrias nacionais e estrangeiras visando explorar potenciais aplicações farmacológicas, cosméticas e conservantes dessas espécies. Considerando a importância do camu-camu como alimento funcional realizou-se o presente trabalho para avaliar o potencial agroindustrial de frutos em oito genótipos de camucamuzeiro colhidos de plantas matrizes do Banco Ativo de Germosplasma da Embrapa Amazonia Oriental, visando eleger dentre eles, o mais qualificado para utilização industrial, considerando suas características químicas. Os frutos foram caracterizados avaliando suas partes tissulares e quimicamente quanto ao teor de umidade, cinzas, sólidos solúveis totais (SST) em °Brix, pH e acidez total titulável (ATT), de acordo com as normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz e do Ministério da Agricultura e do abastecimento. Os resultados permitem afirmar que todos os genótipos estudados apresentaram elevada variabilidade, dentre as melhores características químicas. Entretanto, a matriz M25 foi a que apresentou as melhores características com baixos teores de sólidos solúveis (7,58), cinzas (0,29%), pH (2,00) e alta umidade (92,75%) e acidez (5,35%), indicando que a caracterização dos frutos de camu-camu pode contribuir significativamente com programa de melhoramento genético.
Thesagro: Myrciaria Dubia.
Data Created: 2013-02-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1121.pdf212,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace