Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/955046
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOTTONI, F. M. J.
dc.date.accessioned2018-08-24T00:52:54Z-
dc.date.available2018-08-24T00:52:54Z-
dc.date.created2013-04-04
dc.date.issued2012
dc.identifier.citation2012.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/955046-
dc.descriptionAs mudanças ocorridas no cenário agropecuário brasileiro, especialmente nos últimos 50 anos, propiciaram não apenas a criação e a evolução de instituições para o desenvolvimento do negócio agrícola, mas também a modernização e adequações constantes de áreas como Administração, Economia, Marketing, Comunicação e outras inseridas neste contexto. A Embrapa, empresa que surgiu em 1973, a partir das transformações econômicas, políticas e sociais no campo nas décadas anteriores, também apresentou e apresenta constante adequação, tanto estratégica quanto de gestão. Exemplo disso, são suas diretrizes de atuação ao longo dos anos, apresentadas por meio de seus Planos Diretores e Políticas. A comunicação na Embrapa, em particular, modificou-se sensivelmente, em cerca de 40 anos. Inicialmente pautada no modelo difusionista, realizada por pesquisadores das mais diversas áreas, transformou-se em uma base estratégica, orientada por modalidades estruturadas em objetivos de diferentes naturezas. Este trabalho busca avançar nas discussões sobre a caracterização de duas modalidades apresentadas nas três edições da Política de Comunicação da Embrapa: a Comunicação para Transferência de Tecnologia e a Comunicação Mercadológica. Quais são as práticas vivenciadas ao após o lançamento da primeira edição da política para a Empresa? Quais são os principais processos comunicacionais inerentes a cada modalidade? Essas questões são tratadas nesta monografia, a partir da análise bibliográfica acerca do tema e estudos de casos. Como principais conclusões, identificou-se que os instrumentos de comunicação usados para as ações de cada modalidade podem ser os mesmos, porém, as diferenças cruciais entre estas modalidades estão relacionadas aos objetivos e procedimentos empregados para cada ação a ser desenvolvida.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComunicação Mercadológica
dc.subjectEmbrapa
dc.titleComunicação mercadológica versus comunicação para transferência de tecnologia na Embrapa: limites e instrumentos.
dc.typeTeses
dc.date.updated2018-08-24T00:52:54Zpt_BR
dc.subject.thesagroTransferência de tecnologia
dc.subject.thesagroComunicação
dc.description.notesMonografia (Especialização em Gestão da Comunicação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF.
dc.format.extent242 f.
riaa.ainfo.id955046
riaa.ainfo.lastupdate2018-08-23
dc.contributor.institutionFERNANDA MUNIZ JUNQUEIRA OTTONI, SECOM.
Aparece nas coleções:Tese/dissertação / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OTTONIF.M.J..pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace