Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/956119
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NERES, L. de S.
PACHECO, E. A.
LOURENÇO JÚNIOR, J. de B.
GARCIA, A. R.
NAHUM, B. de S.
GOMES, K. S. dos S.
Additional Information: Lilaine de Sousa Neres, UEPA; Evelyn Azevedo Pacheco, UEPA; José de Brito Lourenço Júnior, UEPA; ALEXANDRE ROSSETTO GARCIA, CPPSE; BENJAMIM DE SOUZA NAHUM, CPATU; Keyze Suzane dos Santos Gomes, BOLSISTA FAPESPA.
Title: Perfil sensorial de queijos mussarela de búfala comercializados em Belém, Pará.
Publisher: In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO LEITE, 11.; WORKSHOP DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 11.; SIMPÓSIO DE SUSTENTABILIDADE DA ATIVIDADE LEITEIRA, 12., 2012, Goiânia. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2012.
Pages: v. 1, p. 1-3.
Language: pt_BR
Keywords: Queijo mussarela.
Description: Derivados de leite de búfala têm sido foco de pesquisas no mundo inteiro e, no Brasil, sua produção e consumo estão em expansão. Entretanto, a inexistência de legislação específica para esse produto dificulta a padronização de sua produção e de derivados, a exemplo de queijos mussarela, prato, minas frescal e padrão. Dessa forma, objetivou-se, através da análise sensorial, avaliar as características sensoriais, aparência, textura e sabor, de duas marcas de mussarela de búfala disponíveis no mercado de Belém, Pará. Os derivados A e B receberam notas entre 6 "gostei ligeiramente" e 8 "gostei muito". Foram observadas diferenças significativas para aparência: 7,8 e 6,9; textura: 7,9 e 6,0, e aceitação semelhante no sabor, 7,3 e 7,0, respectivamente, nos derivados A e B. Quanto à intenção de compra, na mesma ordem, 5% e 25% não comprariam o produto, 30% e 40% talvez comprassem e 65% e 35% com certeza comprariam, o que indica a preferência dos provadores, pelas características organolépticas do derivado A. Na análise microbiológica constatou-se que, os queijos A e B atendem à legislação quanto ao limite de coliformes totais, ausência de Staphylococcus aureus e Salmonella ssp., portanto, indica boa expectativa de mercado e agrada ao consumidor.
Thesagro: Búfalo
Comercialização
Leite.
Data Created: 2013-04-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
304.pdf158,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace