Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/962403
Título: Avaliação do real potencial inibidor de extratos etanólicos de Ottonia martiana sobre Cylindrocladium spathulatum e Botrytis cinerea.
Autoria: CUNICO, M. M.
AUER, C. G.
CUNICO, M. W. M.
MIGUEL, O. G.
PERALTA-ZAMORA, P. A.
SANQUETTA, C. R.
Afiliação: MIRIAM MACHADO CUNICO, Concep3D; CELSO GARCIA AUER, CNPF; Concep3D; OBDULIO GOMES MIGUEL, UFPR; PATRÍCIO ALBERTO PERALTA-ZAMORA, UFPR; CARLOS ROBERTO SANQUETTA, UFPR.
Ano de publicação: 2013
Referência: Floresta, Curitiba, v. 43, n. 2, p. 225-230, abr./jun. 2013.
Conteúdo: Extratos etanólicos de anestesia, Ottonia martiana Miq., foram reavaliados quanto à inibição do crescimento micelial dos fungos Cylindrocladium spathulatum (pinta-preta da erva-mate) e Botrytis cinerea (mofo-cinzento do eucalipto), por meio do planejamento fatorial. A ocorrência de decomposição de bioativos no processo de autoclavagem também foi investigada, por meio de teste de eficiência de extratos filtrados (filtro Millipore) e esterilizados (autoclave) no controle dos fitopatógenos, nas concentrações de 1, 10, 100 e 1000 ppm. Os extratos etanólicos filtrado e esterilizado inibiram o crescimento micelial dos fungos e foram mais ativos frente a B. cinerea. O extrato filtrado exibiu maior potencial antifúngico que o extrato esterilizado. O processo de esterilização por autoclavagem causou pequena decomposição dos bioativos presentes no extrato de anestesia.
Thesagro: Botrytis Cinerea
Palavras-chave: Ottonia martiana
Cylindrocladium spathulatum
Pinta-preta
Mofo-cinzento
Fitopatógeno
Controle
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CelsoARFAvaliacao.pdf171,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace