Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/962789
Título: Conteúdo de fenólicos totais, antocianinas, taninos e atividade antioxidante de três cultivares de feijão-caupi.
Autoria: LANDIM, L. A. dos S. R.
CUNHA, E. M. F.
ARAÚJO, M. A. da M.
SILVA, K. J. D. e
ROCHA, M. de M.
MOREIRA-ARAÚJO, R. S. dos R.
Afiliação: LIEJY AGNES DOS SANTOS RAPOSO LANDIM, PPGAN/UFPI; EDJANE MAYARA FERREIRA CUNHA, PPGAN/UFPI; MARCOS ANTÔNIO DA MOTA ARAÚJO, PPGAN/UFPI; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN; MAURISRAEL DE MOURA ROCHA, CPAMN; REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA-ARAÚJO, PPGAN/UFPI.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 3., 2013, Recife. Feijão-Caupi como alternativa sustentável para os sistemas produtivos familiares e empresariais. Recife: IPA, 2013.
Conteúdo: O feijão-caupi ou feijão-de-corda, assim como outras leguminosas, apresenta substâncias polifenólicas na composição de seus grãos. Tendo em vista a preocupação crescente dos consumidores com a dieta, as positivas implicações dos compostos fenólicos e de sua atividade antioxidantes na saúde humana reduzindo as doenças crônico não-transmissíveis, os benefícios do feijão para o organismo e a escassez de dados referentes aos teores desses compostos no feijão-caupi, o presente experimento tem por objetivo verificar o conteúdo de tais compostos bioativos e sua atividade antioxidante em três cultivares desta leguminosa, o que poderá permitir a sua melhor valorização como alimento nutritivo e funcional. As amostras das três cultivares de feijão-caupi foram analisadas em triplicada, segundo: as metodologias de Procedimento Operacional Padrão da Embrapa para Determinação de Polifenóis Extraíveis Totais , de acordo com Rufino et al (2007); para quantificação dos fenólicos totais; a metodologia de FRANCIS (1982) para quantificação de antocianinas; metodologia da AOAC (2005) para quantificação de taninos e determinação da atividade antioxidante, seguiu-se a metodologia adaptada de Brand-Wyllians et. al., (1995), através da captura de radicais DPPH?. Realizou-se a comparação das médias dos dados obtidos, pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade.
Thesagro: Vigna Unguiculata
Palavras-chave: Polifenólicas
Doenças crônico não-transmisíveis
Notas: CONAC 2012. Disponível em: http://www.conac2012.org/resumos/pdf/143a.pdf. Acesso em: 26 jul. 2013.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
143a.pdf262,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace