Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/964303
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PEREIRA, G. L.
CURI, R. A.
REGITANO, L. C. de A.
DONATONI, F. A. B.
SILVA, J. A. II V.
MOTA, M. D. S.
Additional Information: GUILHERME LUIS PEREIRA; ROGERIO ABDALLAH CURI; LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, CPPSE; FLAVIA ALINE BRESSANI DONATONI, CPPSE; JOSENEUDSON AUGUSTO II VASCONCELOS SILVA; MARCILIO DIAS SILVEIRA DA MOTA.
Title: SNP 22684390C>T do gene COX4I2 (citrocome c oxidase, subunit 4, isoform 2) nas linhagens de corrida e trabalho da raça Quarto de Milha.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO ANIMAL, 10., 2013, Uberaba. Anais... Belo Horizonte: SBMA, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Desempenho
Genótipos
PCR-RFLP
Equino.
Description: Por possuírem diferentes aptidões, a seleção de forma divergente na raça Quarto de Milha culminou com a formação de diferentes linhagens, entre as quais a de corrida e a de trabalho. A isoforma 2 da proteína COX4 codificada pelo gene COX4I2 (citocromo c oxidade, subunit 4, isoform 2) tem sido associada com maior volume de mitocôndrias nas células. Neste sentido foi proposto que este gene estaria ligado ao aumento da eficiência da respiração celular. O polimorfismo 22684390C>T do COX4I2 foi associado ao melhor desempenho em corridas de equinos da raça Puro-Sangue Inglês, sendo que animais de genótipo TT tiveram desempenho superior aos de genótipos CT e CC. Foram genotipados, por meio de PCR-RFLP, 229 equinos Quarto de milha, sendo 161 da linhagem de corrida e 68 da de trabalho. Para a linhagem de corrida foi identificado desvio no equilíbrio de Hardy-Weinberg (P<0,05). Não foram identificadas diferenças significativas nas frequências alélicas e genotípicas entre as linhagens de corrida e trabalho. Porém, ao considerar o alelo T recessivo (TT x C_), houve diferença significativa (P<0,05) das frequências entre as linhagens, com menor frequência do genótipo TT na linhagem de corrida (0,10) em relação à de trabalho (0,22). Diferentemente do observado na raça Puro-Sangue Inglês, os resultados aqui apresentados sugerem que, provavelmente, o genótipo TT não esteja ligado ao melhor desempenho em corridas na raça Quarto de Milha.
Thesagro: Cavalo.
Data Created: 2013-08-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCI2013.00097.pdf94,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace