Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/964759
Título: Análise da evolução da pobreza nas famílias rurais agrícolas, pluriativas e não agrícolas nos Estados da região Nordeste: 2001-2011.
Autoria: LIMA, J. R. F. de
SILVA, P. C. G. da
PEREIRA, A. F. C.
Afiliação: JOAO RICARDO FERREIRA DE LIMA, CPATSA; PEDRO CARLOS GAMA DA SILVA, CPATSA; ALAN FRANCISCO CARVALHO PEREIRA, FACAPE.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 51., 2013, Belém, PA. Novas fronteiras da agropecuária no Brasil e na Amazônia: desafios da sustentabilidade. Belém, PA: SOBER, 2013.
Conteúdo: A pobreza rural na região Nordeste é um problema antigo. Contudo, a partir dos anos 90 do século XX houve uma redução na proporção de pobres nordestinos, devido à estabilidade econômica, a previdência social e às transferências governamentais. É sabido, porém, que existe uma grande heterogeneidade entre as dinâmicas dos 9 estados que compõe a região. Assim, esta pesquisa visa entender como evolui a pobreza nos estados, por tipo de família. A metodologia utilizada foi estimar os índices de pobreza de Foster-Greer-Thorbecke (FGT) entre os anos de 2001 a 2011 e calcular as respectivas taxas de crescimento. A base de dados é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE. Os resultados confirmam as diferentes dinâmicas, mas demonstram que a diversificação das atividades produtivas é importante para a redução da pobreza no meio rural.
Thesagro: Sociologia rural
Pobreza
Renda
NAL Thesaurus: Rural sociology
Palavras-chave: Pluriatividade
Heterogeneidade regional
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaoRicardoSober2215.pdf456,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace