Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/965674
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MENDES, C. I. C.
BUAINAIN, A. M.
FASIABEN, M. do C. R.
Additional Information: CASSIA ISABEL COSTA MENDES, CNPTIA; ANTONIO MÁRCIO BUAINAIN, UNICAMP; MARIA DO CARMO RAMOS FASIABEN, CNPTIA.
Title: Acesso ao computador e à internet na agricultura brasileira: uma análise a partir do Censo Agropecuário.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 51., Belém, PA, 2013. Novas fronteiras da agropecuária no Brasil e na Amazônia: desafios da sustentabilidade: anais. Belém, PA: SOBER, 2013.
Pages: Não paginado.
Language: pt_BR
Keywords: Software rural
Agropecuária
Agricultural sector
Rural software.
Description: Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar os dados de acesso ao computador e à internet pelos agricultores brasileiros. Para tanto, recorre-se à revisão de literatura e à análise do Censo Agropecuário de 2006. Na primeira etapa, são apresentados estudos relacionados à adoção de tecnologias da informação da agricultura e à importância do acesso a estes instrumentos ? computador e internet ? pelo produtor rural. Na segunda etapa, são analisados os dados do Censo Agropecuário 2006 quanto ao acesso a estes instrumentos pelo produtor rural, relacionando-os às seguintes variáveis: nível de instrução da pessoa que dirige o estabelecimento, condição do produtor em relação às terras, direção do estabelecimento, grupos de atividade econômica, sendo considerada sua distribuição regional. Os resultados apontam que apenas de 4,54% dos estabelecimentos agropecuários do país tinham computador e menos de 1,87% tinham acesso à internet à época do Censo Agropecuário de 2006. O acesso a essas ferramentas estava concentra do nos estabelecimentos localizados nas regiões sul e sudeste, observando-se, ademais, uma forte concentração em relação aos produtores com maior nível de escolaridade. As conclusões apontam que é imprescindível ampliar o acesso à internet e ao computador pelos produtores rurais como uma das condições necessárias para que o produtor rural possa usufruir dos benefícios de uso da tecnologia da informação aplicada ao campo, sob pena de que se acentuem ainda mais as assimetrias entre as denominadas agricultura moderna e atrasada.
Thesagro: Censo Agropecuário
Tecnologia da Informação.
NAL Thesaurus: Census of Agriculture.
Year: 2013-09-05
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AcessoSOBER2013.pdf587,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace