Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/967740
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, A. M. da
TERAO, D.
SANTOS, T. L. dos
BENATO, E. A.
Additional Information: ADRIANE MARIA DA SILVA, Faculdade de Engenharia Ambiental – FAJ; DANIEL TERAO, CPATSA; TAMIRIS LIMA DOS SANTOS, Faculdade de Engenharia de Alimentos – FAJ; ELIANE APARECIDA BENATO, ITAL.
Title: Efeito da temperatura no desenvolvimento de fungos causadores de doenças pós-colheita em laranja.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 7., 2013, Campinas. Anais... Campinas: ITAL: IAC, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Bolor verde
Controle
Citros
Pós colheita
Disease
Orange
Postharvest.
Description: O mercado consumidor está exigindo alimentos sem a presença de resíduos de agrotóxicos, mas a incerteza quanto à sanidade das frutas tem levado os produtores a utilizar agrotóxicos, no tratamento pós-colheita de forma indiscriminada e excessiva, provocando a contaminação química da fruta e colocando em risco a saúde da população. Assim, o presente trabalho teve como objetivo determinar os binômios de tempos e temperaturas letais ao fungo Penicillium digitatum, agente causal do bolor verde, a fim de subsidiar a pesquisa sobre o uso do tratamento térmico, visando disponibilizar uma tecnologia limpa no tratamento pós-colheita de laranja que não deixe resíduos tóxicos. Discos de micélio foram colocados em bolsas de gaze estéril e, após fechados, dispostos no interior de um balão de três bocas, com água à temperatura desejada, com termômetro e um agitador. Após o tempo de tratamento os discos de micélios foram transferidos para água a 20 °C e plaqueados em meio BDA, em seguida incubados em BOD (com temperatura de 25 °C e com luz intermitente 12/12h) para avaliação diária do crescimento micelial do fungo. O fungo P. digitatum apresenta elevada termo resistência, mostrando-se como letais os seguintes binômios: 50 ºC/480 s; 52 ºC/160 s; 54 ºC/90 s; 56 ºC/60 s; 58 °C/40 s; 60 °C/15 s e 62 °C/10 s. Observou-se que temperaturas mais elevadas em curtos períodos de tempos apresentaram um controle eficaz do fungo, in vitro.
Thesagro: Laranja
Doença
Agrotóxico
Fungo
Penicillium Digitatum
Tratamento Hidrotérmico.
Data Created: 2013-10-03
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Terao20131.pdf512 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace