Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/967973
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TURCO, P. H. N.
FRASCÁ-SCORVO, C. M. D.
DONADELLI, A.
SCORVO FILHO, J. D.
LOSEKANN, M. E.
Additional Information: PATRICIA HELENA NOGUEIRA TURCO, APTA; CÉLIA MARIA DÓRIA FRASCÁ-SCORVO, APTA; ALCEU DONADELLI, APTA; DONATO SCORVO FILHO, APTA; MARCOS ELISEU LOSEKANN, CNPMA.
Title: Análise do custo e rentabilidade da produção de tilápia em tanques rede em represa rural com diferentes manejos alimentares.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 51., Belém, PA, 2013. Novas fronteiras da agropecuária no Brasil e na Amazônia: desafios da sustentabilidade: anais. Belém, PA: SOBER, 2013.
Pages: 7 p.
Language: pt_BR
Keywords: Aquicultura
Reservoirs.
Description: Resumo: Esse estudo visa estimar o custo operacional de produção e a rentabilidade, da produção de tilápia em tanques rede em represa rural, submetida a diferentes manejos alimentares. O experimento foi constituído de 4 tratamentos e 4 repetições em um delineamento fatorial (2x2) avaliando-se dois tipos de ração (baseado no conceito de proteína ideal x ração comercial convencional) e dois manejos alimentares (alimentação em 7 dias por semana x 5 dias por semana). Assim, considerando os resultados obtidos em cada tratamento foi feita uma simulação onde foram calculados os custos e a rentabilidade para uma criação em cem tanques-rede de 4m³. Os resultados mostraram que a variação de ganho de peso foi significativo entre os tratamentos, onde o maior ganho de peso médio foi de 820,2 para o tratamento com ração baseada no conceito de proteína Ideal e alimentação durante 7 dias por semana (TI7), e o menor ganho de peso médio foi de 509,5 para o tratamento com ração convencional e alimentação durante 5 dias por semana (TC5). Já no custo houve uma mudança o TC7 foi o custo mais elevado, e esse o melhor rendimento com uma lucratividade de 53,38%.
Thesagro: Tilapia
Produção
Tanque
Nutrição animal
Rentabilidade
Produtividade
Custo Operacional.
NAL Thesaurus: Tilapia (common name)
Fish production
Animal nutrition.
Data Created: 2013-10-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013AA31.pdf385,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace