Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973060
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CUNHA, C. R. da
MACIEL, V. T.
MADRUGA, A. L. S.
LUNZ, A. M. P.
BERGO, C. L.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
Additional Information: CLARISSA RESCHKE DA CUNHA, CPAF-AC; VLAYRTON TOME MACIEL, CPAF-AC; AILSON LUIZ SUDAN MADRUGA, CPAF-AC; AURENY MARIA PEREIRA LUNZ, CPAF-AC; CELSO LUIS BERGO, CPAF-AC; MARIA DO SOCORRO PADILHA DE OLIVEIRA, CPATU.
Title: Caracterização físico-química da polpa de indivíduos experimentais de açaizeiro (Euterpe oleraceae Mart.) com alta produtividade.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Anais... Ilhéus: SBSAF, 2013. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Açaizeiro
Açaí-de-touceira
Açaí-da-várzea
Açaí-verdadeiro
Euterpe oleracea Mart.
Description: No estado do Acre, a espécie de açaizeiro nativa é a Euterpe precatoria. Apesar de seus frutos fornecerem suco semelhante ao da espécie Euterpe oleraceae, ela é uma planta de estipe única, sendo também menos precoce. Tais fatores têm levado a um grande interesse no cultivo da espécie E. oleraceae no Estado, o que levou à avaliação de materiais genéticos dessa espécie na região. Como o objetivo final da produção de frutos de açaí é o aproveitamento da polpa , sua caracterização é imprescindível na geração de conhecimentos sobre populações . Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar as características físico-químicas da polpa de indivíduos experimentais de açaizeiro (Euterpe oleraceae Mart.) com alta produtividade da coleção de trabalho da Embrapa Acre. O material genético em estudo é oriundo da mistura de 25 touceiras de açaizeiro selecionadas do Banco de Germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental para as características produção de frutos, coloração dos frutos maduros e perfilhamento. Foram selecionadas 16 plantas de alta produtividade, das quais 4 foram escolhidas aleatoriamente para o presente experimento (46, 50, 122 e 104). Os frutos maduros dessas plantas foram coletados e despolpados, e a polpa foi avaliada quanto à composição físico- química e teor de antocianinas. Não houve diferença significativa entre as plantas estudadas para os parâmetros físico-químicos avaliados, com exceção dos teores de cinzas e antocianinas. A planta 104 -1 foi a que apresentou os menores teores de antocianinas (12,66 mg.100g ), o que pode ser atribuído a diferenças genéticas em relação aos demais indivíduos estudados, já que não houve diferença de tratos culturais, tipo de solo ou condições climáticas entre as plantas.
Thesagro: Composição Química
Polpa.
Data Created: 2013-12-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24779.pdf176,23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace