Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973063
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LUNZ, A. M. P.
SALES, F. de
ANDRADE NETO, R. de C.
FYAME, J. B.
Additional Information: AURENY MARIA PEREIRA LUNZ, CPAF-AC; FRANCISCO DE SALES, CPAF-AC; ROMEU DE CARVALHO ANDRADE NETO, CPAF-AC; Jessika Batista Fyame, Bolsista.
Title: Crescimento de espécies agrícolas e florestais em um sistema agroflorestal na Amazônia.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Anais... Ilhéus: SBSAF, 2013. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Sistema agroflorestal
Café conilon
Açaí de touceira
Acre
Brasil.
Description: O presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito de dois sistemas de cultivo no crescimento de diferentes cultivares de café conilon. O experimento foi instalado na área experimental da Embrapa Acre, sendo adotado o delineamento experimental de blocos ao acaso em parcela subdividida, com 6 tratamentos e 6 repetições. As parcelas foram constituídas pelo sistema de cultivo do cafeeiro (monocultivo e SAF) e as subparcelas pelas cultivares de café conilon (Robusta Tropical, Espírito Santo e BRS Ouro Preto). O sistema agroflorestal foi composto de café, açaí de touceira, andiroba e banana. Efetuou-se avaliações de crescimento do cafeeiro, açaizeiro e andiroba aos 12, 18, 24 e 36 meses após o plantio. Para a bananeira foi efetuada apenas uma avaliação, quando as plantas emitiram a primeira inflorescência, aproximadamente aos 10 meses após o plantio da mesma. As variáveis avaliadas foram: diâmetro do colo ou DAP ou ainda diâmetro do pseudocaule (para a bananeira), diâmetro da copa, altura total e número de folhas ativas (para a bananeira). Não houve interação entre os fatores estudados.Os sistemas de cultivo não exerceram influência no crescimento do cafeeiro até os 24 meses. Todavia, aos 36 meses o cafeeiro apresentou melhor desempenho no SAF. As cultivares de café apresentaram crescimento diferenciado, em todos os períodos avaliados. Nas duas primeiras avaliações a cultivar Robusta Tropical apresentou o melhor desempenho, aos 24 meses as cultivares Espírito Santo e BRS-Ouro preto tiveram maior crescimento e aos 36 meses a cultivar BRS-Ouro Preto se destacou das demais. A andiroba e a bananeira tiveram maior crescimento no SAF. O açaí, nas duas primeiras avaliações, teve um melhor desempenho no monocultivo, comportamento este que se inverteu nas demais avaliações.
Thesagro: Andiroba
Banana
Coffea Canephora.
Data Created: 2013-12-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24780.pdf112,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace