Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/975619
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, W. B.
NERES, L. de S.
SANTOS, L. N. dos
LOURENÇO JUNIOR, J. de B.
SILVA, B. A. da
AFONSO, M. B.
MIRANDA, R. de N. de
NAHUM, B. S.
CUNHA, T. F.
LIMA, L. G. B.
Additional Information: WAGNER BARRETO SILVA, UEPA; LILAINE DE SOUSA NERES, UEPA; LUCELY NOGUEIRA DOS SANTOS, UEPA; JOSÉ DE BRITO LOURENÇO JUNIOR, UEPA; BRUNA ALMEIDA DA SILVA, UEPA; MANUELLA BAHIA AFONSO, UEPA; ROMANA DE NOGUEIRA DE MIRANDA, UEPA; BENJAMIM DE SOUZA NAHUM, CPATU; THAÍS FONSECA CUNHA, UEPA; LARISSA GABRIELLY BARBOSA LIMA, UEPA.
Title: Perfil sensorial do requeijão cremoso condimentado elaborado com leite de búfala, em Belém, Pará.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BUIATRIA, 10.; SEMANA DO MÉDICO VETERINÁRIO DO PARÁ, 37.; SIMPÓSIO PARAENSE DE MEDICINA VETERINÁRIA, 5., 2013, Belém, PA. Anais... Belém, PA: Associação Brasileira de Buiatria, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Derivados lácteos
Pimenta calabresa.
Description: Este trabalho visa elaborar três formulações de requeijão cremoso condimentado, com leite de búfala: A ? orégano; B ? manjericão; e C - pimenta calabresa, com intuito de adicionar novos sabores ao derivado e caracterizá-los sensorialmente. Os derivados foram elaborados a partir da massa dessorada, obtida pela acidificação do leite de búfala, com adição de manjericão, orégano e pimenta calabresa, 0,7% em cada formulação. Foi realizado o teste de aceitação com 60 julgadores, dentre os quais, 53,8% do sexo feminino e 46,2% do masculino, entre os quais 87,2% com idade entre 16 e 25 anos e 35,9% raramente consumiam o derivado. Na interação Sexo vs. Idade vs. Na intenção de compra, 79,5% dos provadores comprariam requeijão cremoso de leite de búfala condimentado e 20,5% não comprariam. O derivado A foi diferente de B e C (p<0,05), nos atributos aroma, sabor e avaliação global. No derivado B foi observada diferença estatística (p<0,05) entre sabor, aparência e avaliação global, enquanto que a amostra C diferiu apenas no atributo aparência. Nos atributos avaliados, as notas estiveram entre "gostei ligeiramente" e "gostei muito", com base na escala hedônica de nove pontos, o que indica boa aceitação e viabilidade para inovar a cadeia produtiva de derivados de leite búfala.
Thesagro: Inovação
Manjericão
Orégano.
Data Created: 2014-01-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
383.pdf110,41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace