Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976997
Título: Diferentes doses de benzilaminopurina e sua relação no desenvolvimento in vitro de um acesso de mandioca (Manihot esculenta Crantz).
Autoria: SANTOS, K. C. F. dos
SOUZA, A. da S.
CARVALHO, M. de J. da S. de
VIDAL, Á. M.
SANTOS, E. B.
Afiliação: KAREN CRISTINA FIALHO DOS SANTOS, CNPMF; ANTONIO DA SILVA SOUZA, CNPMF; MARIANE DE JESUS DA SILVA DE CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; ÁDILA MELO VIDAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; EMANUELA BARBOSA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Conteúdo: Os recursos genéticos vegetais são de extrema importância para a manutenção de diversas características desejáveis em uma cultura e também para uma utilização em programas de melhoramento genético. A alta variabilidade de espécies, como a mandioca (Manihot esculenta Crantz), tem que ser estudada e seu comportamento em relação a diversas situações de cultivo devem ser analisados, tendo em vista a alta erosão genética a qual vendo sendo gradativamente submetida (SOUZA et al., 2009). Em plantas in vitro, diversos meios de cultura têm sido testados para o melhor desenvolvimento de explantes e, a depender do objetivo a ser alcançado, proporcionar índices de multiplicação mais elevados no caso de micropropagação, ou reduzir a taxa de crescimento das plantas quando se trata da conservação in vitro de germoplasma. A benzilaminopurina é um fitohormônio que faz parte das citocininas, que são os reguladores de crescimento responsáveis pelo controle da divisão celular, estimulando assim o crescimento de parte aérea e raízes (JELENSKA et al., 2000.). Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes concentrações de (Benzilaminopurina) BAP em relação ao crescimento in vitro, mediante diversas variáveis, de um acesso do Banco Ativo de Germoplasma de mandioca.
Thesagro: Mandioca
Hormônio vegetal
NAL Thesaurus: Cassava
Plant hormones
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIFERENTES-DOSES-DE-BENZILAMINOPURINA-088-melhoram-21615-KAREN.pdf112.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace