Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977433
Título: Impacto econômico de pesquisa da Embrapa no bioma caatinga com variedade de mandioca (Manihot esculenta Crantz) resistente à bacteriose.
Autor: ALMEIDA, C. O. de
GUERREIRO, M. S. S.
Afiliación: CLOVIS OLIVEIRA DE ALMEIDA, CNPMF; MARIANA SAMPAIO SILVA GUERREIRO.
Año: 2013
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Descripción: Neste artigo é analisada a viabilidade econômica de investimento em pesquisa pública da Embrapa para o desenvolvimento de variedades de mandioca resistentes à bacteriose e adaptadas ao bioma caatinga. A bacteriose é a principal doença da mandiocultura na microrregião de Guanambi, no Estado da Bahia, e o estresse hídrico um dos grandes desafios ao incremento do rendimento e da produção na região Nordeste. Com base nesse conhecimento e com o objetivo de evitar o avanço da bacteriose e simultaneamente revitalizar a mandiocultura da microrregião de Guanambi, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF), com a colaboração da Embrapa Cerrados (CPAC) e agricultores familiares da microrregião, uniram esforços num programa participativo de seleção de variedades de mandioca resistentes à bacteriose e adaptadas às condições locais. O programa teve início em 1997; ano em que a doença foi identificada na microrregião por uma equipe de pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Desse esforço conjunto foi selecionada a variedade de mandioca de nome BRS Formosa; que atualmente está sendo utilizada em escala comercial por agricultores familiares da microrregião de Guanambi.
Thesagro: Mandioca
NAL Thesaurus: Cassava
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
IMPACTOECONOMICO014aspectos21603clovis.pdf51,93 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace