Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/978326
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, E. E. L. de S.
RISTOW, N. C.
ROSATTI, S. R.
LIMA, M. A. C. de
Additional Information: EDJANARA ELOIZA LEAL DE SOUZA SILVA; NARA CRISTINA RISTOW; SORMANI ROBERTO ROSATTI; MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA.
Title: Qualidade e conservação pós-colheita de frutos de acessos de mangueira do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Semiárido: Alfa, Pêssego, e Imperial.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 8., 2013, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.
Pages: p. 305-310.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 253).
Language: pt_BR
Keywords: Recursos genéticos
Mango
Postharvest.
Description: Este trabalho teve por objetivo avaliar a qualidade e a conservação pós-colheita de manga dos acessos Alfa, Pêssego e Imperial, durante o armazenamento refrigerado. Foram avaliadas mangas colhidas em estádio de maturação 3 (casca verde amarelada no ápice e polpa amarelo-claro uniforme), pertencentes ao Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Semiárido, localizado no Campo Experimental de Mandacaru, em Juazeiro, BA. Os tratamentos corresponderam aos acessos Alfa, Pêssego e Imperial e ao tempo de armazenamento (12,6 ± 1,9 °C e 88 ± 5% UR): 0, 7, 14, 21 e 28 dias. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3x5 (acesso x tempo de armazenamento), com três repetições e parcelas constituídas de quatro frutos. Os frutos dos acessos puderam ser armazenados durante 28 dias, sem prejuízo da qualidade. As restritas alterações na acidez titulável e no amaciamento da polpa do acesso ?Imperial? são indicativas do maior potencial de armazenamento em comparação à Alfa e Pêssego, ainda que o primeiro tenha apresentado menor acúmulo de açúcares. armazenamento,
Thesagro: Manga
Pós-colheita
Mangifera Indica.
Data Created: 2014-02-03
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SDC253.pdf40.pdf476,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace