Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/979231
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MONTEIRO, E. M. M.
BRASIL, E. C.
LOURENÇO JUNIOR, J. de B.
OLIVEIRA, C. do S. B. de
COSTA, E. de J. F.
Additional Information: Edwana Mara Moreira Monteiro, DOUTORANDA UFRA; EDILSON CARVALHO BRASIL, CPATU; JOSÉ DE BRITO LOURENÇO JUNIOR, UFRA; Cristiane do Socorro Barros de Oliveira, ALUNA UFRA; Érica de Jesus Fernandes Costa, ALUNA UFRA.
Title: Composição química da forrageira Panicum maximum cv. mombaça adubada com fertilizantes orgânicos oriundos da siderurgia e criação avícola.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 8., 2010, São Luís. Agricultura familiar: crise alimentar e mudanças climáticas globais: anais. São Luís, MA: UEMA: Embrapa, 2010.
Language: pt_BR
Keywords: Cama aviária
Pó-de-balão
Qualidade da forragem
Quicuio-da-amazônia
Description: A adubação de pastagens aumenta a produção de forragem, mas o alimento deve conter nutrientes necessários à produção animal satisfatória. O objetivo deste estudo foi avaliar a composição química do Panicum maximum cv. mombaça, adubado com dois resíduos orgânicos (pó-de-balão - PDB e cama aviária - CA), oriundos da siderurgia e criação avícola, respectivamente, e diferentes doses de fósforo, no período de setembro de 2008 a maio de 2009, com intervalo de coleta, a cada 35 dias. Tratamentos: (produtos orgânicos: CA: 2 e 8 t/ha e PDB: 5 e 20 t/ha) e (fósforo: 150 e 450 t/ha). O teor de proteína bruta da lâmina foliar, no mês mais chuvoso (janeiro/2009), foi de 8,9%, enquanto no caule, a dose de 20 t de PDB/ha proporcionou 8,95%. A fibra em detergente neutro (FDN), na lâmina foliar, foi de 68,07%, no período menos chuvoso, já no caule, não houve efeito significativo. A fibra em detergente ácido (FDA), no caule, teve influência da adição de 20 t de PDB/ha, que proporcionou teor médio de 46,94%. No teor de lignina (LIG) do caule houve efeito significativo somente entre as doses de fósforo, onde a maior dose (450 kg/ha) proporcionou 4,03%. Na lignina da folha foi observada variação entre 3,99 e 4,21%, com diferença estatística significativa somente entre avaliação vs. produto. Os valores médios de celulose (CEL) foram de 40,01% e 35,41%, para folha e caule, respectivamente. A hemicelulose (HCEL), tanto no caule quanto na lâmina foliar, apresentou efeito significativo, somente quanto às doses dos produtos orgânicos utilizados.
Data Created: 2014-02-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
p967.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace