Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/983593
Title: Modificações ambientais causadas pela implantação de Sistemas Agroflorestais em Áreas de Preservação Permanente: marco zero.
Authors: COMIRAN, F.
AGUIRRE, G.
MUSSIO, C.
BENASSI, D. A.
MAZZA, M. C. M.
Affiliation: IAPAR; GONZALO AGUIRRE, ESA; CARLA MUSSIO, IAP; DÁCIO A. BENASSI, IAPAR; MARIA CRISTINA MEDEIROS MAZZA, CNPF.
Date Issued: 2013
Citation: Cadernos de Agroecologia, v. 8, n. 2, p. 1-5, nov. 2013.
Description: Sistemas agroflorestais (SAF) são alternativa para recuperação de Áreas de Preservação Permanente, mantendo-se a área produtiva do ponto de vista ecológico e agrícola. Está sendo feito um estudo, sob princípios da pesquisa-ação participativa, para acompanhamento e avaliação da evolução de SAF sucessionais na APA da Serra da Esperança e caracterização do efeito dos mesmos sobre o ecossistema, bem como sua inserção nos sistemas de produção locais. O objetivo deste trabalho é caracterizar as parcelas anteriormente à implantação dos SAF. Em cada parcela de estudo, em três propriedades de agricultores familiares de Inácio Martins/PR, Brasil, fez-se análises química e física do solo e levantamento florístico. Os solos apresentam baixa fertilidade natural e elevada acidez. O conteúdo de matéria orgânica é elevado e a estrutura apresenta excelentes condições. As parcelas experimentais tem semelhanças quanto à vegetação, entretanto há diferenças em função das práticas agrícolas associadas.
Thesagro: Agricultura Familiar
Keywords: Sistema agroflorestal
Área de Preservação Ambiental
Notes: Edição dos resumos do 7º Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2013, Porto Alegre.
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013AACModificacoesAmbientais.pdf124,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace