Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/992032
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPARDO, M. H. de A.
dc.date.accessioned2023-08-17T20:47:46Z-
dc.date.available2023-08-17T20:47:46Z-
dc.date.created2014-08-07
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationGoiânia: PUC Goiás, 2012.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/992032-
dc.descriptionPara a exploração adequada dos recursos naturais é necessário, além da utilização de ferramentas que auxiliem no planejamento das atividades ambientais e do conhecimento detalhado da região, uma percepção ambiental apurada daqueles que habitam este meio. Portanto, o objetivo desse trabalho é propor uma metodologia de gestão ambiental que auxilie na compreensão dos processos relacionados à conservação dos recursos naturais, com ênfase em seus colaboradores e comunidades vizinhas. O estudo foi desenvolvido no campo experimental da Embrapa Acre com utilização de técnicas de pesquisa direta e indireta (questionários), além de ferramentas necessárias para utilização de um sistema de informação geográfica (SIG). Para acrescer a percepção ambiental das comunidades envolvidas, foram aplicados dois modelos de questionários com perguntas fechadas e de múltiplas escolhas. Estes foram aplicados nos níveis de colaboradores e das comunidades vizinhas, o que resultou uma melhor compreensão das potencialidades existentes de desenvolvimento e os fatores socioeconômicos da localidade. Observaram-se evidentes possibilidades de aumento do uso dos recursos naturais do campo experimental, como, por exemplo, o reflorestamento de áreas de preservação permanente. Este último, apoiado pelo estudo na avaliação dos dados de campo coletados e integrados no sensoriamento remoto. Destacou-se a fotointerpretação e, como resultado, a sugestão de adoção pela Empresa de um SIG. Além da ênfase teórica a compatibilidade entre o uso de fotografias aéreas e a mineração de dados, apoiou-se em softwares como o ArcGIS e tornou-se possível a elaboração de uma base de dados, que contou com a criação e elaboração de estruturas espaciais reconhecidas e aferidas no campo com auxílio de GPS ?Global Positioning System?. Assim, por meio dos resultados experimentais obtidos, o método da fotointerpretação apresentou efetividade e classificação do campo experimental da Embrapa Acre, com elaboração de mapas temáticos da área e um SIG. Aliado a essas técnicas o estudo infere a percepção global das comunidades e colaboradores como essencial e confirma que o cuidado ambiental adquiriu maior sensibilidade social e ecológica na busca de uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPlano de gestão ambiental
dc.subjectEmbrapa Acre
dc.titleElementos participativos para um plano de gestão ambiental no campo experimental da Embrapa Acre.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroCampo Experimental
dc.subject.thesagroSensoriamento Remoto
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e da Saúde) - Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
dc.format.extent2119 p.
riaa.ainfo.id992032
riaa.ainfo.lastupdate2023-08-17
dc.contributor.institutionMILCIADES HEITOR DE ABREU PARDO, CPAF-AC.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPAF-AC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
25129.pdf4.34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace