Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/995838
Título: Bioecologia de Planococcus citri (Risso, 1813) (Hemiptera: Pseudococcidae) em videira.
Autor: SILVA, R. R. da
Afiliación: RAFAEL REIS DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ.
Año: 2013
Referencia: 2013.
Páginas: 70 f.
Descripción: As cochonilhas-farinhentas (Hemiptera: Pseudococcidae) têm sido relatadas como um importante grupo de pragas associadas a um crescente número de culturas de importância econômica. Na videira, estes insetos são responsáveis por provocar danos diretos (perdas na produção) e indiretos (transmissão de vírus). Considerando os riscos e danos causados por estes insetos, nesta pesquisa, conduzida em laboratório e em condição de semicampo, foram determinados o desenvolvimento, a longevidade, o tipo de reprodução de fêmeas e avaliada uma metodologia de crescimento populacional de Planococcus citri, oriundas de parreirais do Submédio do Vale do São Francisco, visando obter informações que auxiliem no manejo integrado de pragas de uva (MIPUva). A determinação da biologia e da forma de reprodução de P. citri foi realizada em folhas de videira (Vitis vinifera L.) da cultivar Syrah em câmaras climatizadas do tipo B.O.D., nas condições de 25±1 DC, 60±10% de U. R. e fotoperíodo de 12L:12E. A duração dos dois primeiros ínstares ninfais foram de 8,06±0, l3 e 6,73±0,27 dias, com viabilidade de 70±5,77% e 71,48±3,12%, respectivamente. O terceiro e quarto ínstares do macho duraram 3, 17±0,27 e 5,21±0,42 dias, enquanto que em fêmea o terceiro ínstar durou 7,72±0,25 dias. Machos e fêmeas de P. citri completaram o seu desenvolvimento em períodos semelhantes, respectivamente, 22,52±O,46 e 23,5±0,29 dias. A longevidade das fêmeas foi de 63,68±5,45 dias, enquanto que nos machos foi de apenas 2,07±0,25 dias. A viabilidade do período ninfal foi bastante reduzida durante os dois primeiros ínstares ninfais. Grande parte da população de P. citri foi composta por fêmeas, com cerca de 64% de indivíduos. Os resultados desta pesquisa mostraram que esta população de P. citri apresenta uma forma de reprodução, sexuada, portanto, o macho desempenha um papel fundamental no sucesso reprodutivo da espécie. Contudo, as fêmeas não copuladas conservam as suas características morfológicas e apresentam maior longevidade. Foi observado também, que a cópula não interfere no processo de construção de ovissacos, entretanto, em fêmeas não copuladas não foram registradas posturas. P. citri se desenvolveu e distribuiu em troncos e folhas de todas as cultivares de videira e em raízes da porta-enxerto S04. A infestação com fêmeas adultas em fase reprodutiva obteve resposta mais rápida na taxa de crescimento populacional, contudo, observou-se redução na quantidade de indivíduos durante as épocas de avaliação, mostrando que é necessário um ajuste na proporção do substrato utilizado e nos intervalos de avaliação. Os resultados obtidos nesta pesquisa são componentes adicionais de informações que podem vir a ser utilizadas em programas de manejo integrado na cultura da uva.
Thesagro: Uva
Doença
Praga
Inseto
Ciclo de Vida
Fertilidade
NAL Thesaurus: Grapes
Palabras clave: Cochonilha-farinhenta
Fecundidade
Disease
Insect
Notas: Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Piauí, Bom Jesus, PI. Orientado por José Eudes de Morais Oliveira, Embrapa Semiárido.
Tipo de Material: Teses
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Bioecologia-de-Planococcus-Videira.pdf45.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace