Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1000611
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 19-Nov-2014
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, I. M. da
FAZOLIN, M.
MONTEIRO, A. F. M.
SILVA, M. S. F.
Informaçães Adicionais: MURILO FAZOLIN, CPAF-AC; ANDRE FABIO MEDEIROS MONTEIRO, CPAF-AC.
Título: Avaliação do potencial inseticida de isoflavonóides obtidos a partir de resíduos do processamento agroindustrial do açaí (Euterpe Precatoria).
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2., 2014, Rio Branco. Anais... Rio Branco: Embrapa Acre; Uninorte, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Processamento agroindustrial
Isoflavonóides
Potencial inseticida.
Conteúdo: Principal subproduto da indústria de processamento do açaí, o seu caroço vem sendo utilizado como adubo para plantas e biojóias. Não é conhecida a utilização do resíduo do açaí como inseticida, porém a composição química do caroço apresenta substâncias como taninos e flavonoides, mostrando uma possível utilização no controle de pragas. A praga escolhida como modelo é a Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae). Objetivou-se nesse trabalho avaliar as possíveis interferências biológicas durante o ciclo vital de S. frugiperda, submetendo agartas desde inseto à ingestão de diferentes concentrações de uma fração obtida do extrato de semente de açaí E. precatória. coletadas em Coari (AM). O método para obtenção das frações foi a extração com líquido pressurizado (PLE ? Pressurized liquid extraction). Foram disponibilizados 0,8864 gramas de extrato da semente de açaí diluído em acetona. Os tratamentos avaliados foram: 1,5%; 2,0%; 2,5%; 3,0%; 3,5%; 4,0%; 4,5% e 5,0% v v-1. As variáveis avaliadas foram: duração do período larval, atentando-se para a ocorrência de deformidades, tempo para completar a fase de pupa e ocorrência de deformidades em pupas e adultos. As deformidades foram mais acentuadas no período de larva e pupa de S. frugiperda. A ingestão de dieta contendo a concentração de 5% v v-1 de extrato de sementes de açaí causou mortalidade de 75% dos insetos ao longo do seu ciclo de vida e deformidades em todos os estágios de esenvolvimento.
Thesagro: Açaí.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25300.pdf91,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace