Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1001859
Título: Levantamento e plantas medicinais do Pólo Agroflorestal Elias Moreira no município de Sena Madureira.
Autor: APOLINÁRIO, A. J.
SANTOS, R. C. dos
SIVIERO, A.
BANTEL, C. A.
Afiliación: AMAURI SIVIERO, CPAF-AC.
Año: 2013
Referencia: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE AGROECOLOGIA DO ACRE, 1., 2013, Cruzeiro do Sul. Anais... Rio Branco: Edufac, 2013.
Descripción: Os quintais urbanos exercem um papel importante na mudança da paisagem e no microclima e por possuir valor na complementação nutricional das famílias. Este trabalho teve como objetivo narrar à ocorrência de plantas medicinais nas propriedades do Pólo Agroflorestal Elias Moreira, situado no município de Sena Madureira, AC. Foram diagnosticados aspectos socioeconômicos das famílias e feito um levantamento das espécies medicinais cultivadas em setenta e duas propriedades agroflorestais situados no Pólo Agroflorestal Elias Moreira no período de 2011 e 2012. O trabalho foi realizado com uso de um questionário aplicado em entrevista presencial contendo perguntas semi-estruturadas ao responsável pelo quintal. As espécies medicinais foram identificadas no campo e através de comparação na literatura especializada e classificadas botanicamente e quanto ao seu uso pelos moradores. Os resultados indicaram uma alta riqueza e diversidade de espécies sendo identificadas 45 espécies medicinais, principalmente fruteiras que são utilizadas como plantas medicinais, cultivadas no solo, caixas de madeira e vasos. Dessas espécies as encontradas com mais frequência foram: mastruz (Chenopodium am-brosioides), malvarisco (Plectranthus amboinicus), gengi-bre (Zingiber officinale), Crajiru (Arrabidea chica), capim santo (Cymbopogon citratus), sendo a parte mais utilizada à folha na produção de chá, medicamento caseiro, seguida das cascas, raízes, flores, resina e a planta inteira. O perfil do responsável pelas propriedades pode ser do gênero masculino ou feminino, apresenta média de 40 anos, mora no local há 5 anos, tem baixa escolaridade e cultiva plantas medicinais nas propriedades para uso na confecção de remédios caseiros e bem estar. Esta pesquisa demonstra que as propriedades rurais, desempenham importantes funções no âmbito local das famílias, contribuindo para a promoção da segurança alimentar e de renda, seja através da venda de excedentes ou através da renúncia a compra de medicamentos para consumo próprio, constituindo locais de notáveis níveis de conservação de recursos vegetais.
Thesagro: Produção vegetal
Planta medicinal
Agricultura orgânica
Horta caseira
Etnobôtanica
NAL Thesaurus: Ethnobotany
Medicinal plants
Urban horticulture
Palabras clave: Quintais urbanos
Pólo Agroflorestal Elias Moreira
Sena Madureira (AC)
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Anazonia Occidental
Horticultura urbana
Plantas medicinales
ISBN: 978-85-8236-011-8
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
25360.pdf72,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace