Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003092
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 18-Dez-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SIMÕES, M.
FERRAZ, R.
VERWEIJ, P.
EQUIHUAL, M.
MAQUEO, O.
ALVEZ, A.
Informaçães Adicionais: MARGARETH SIMOES P MEIRELLES, CNPS; RODRIGO PECANHA DEMONTE FERRAZ, CNPS; P. VERWEIJ, WAGENINGEN-UR; M. EQUIHUAL, INECOL; O. MAQUEO, INECOL; A. ALVEZ, UERJ.
Título: Modelo Bayesiano de dados espaciais aplicado ao mapeamento da integridade ecossistêmica da Amazônia brasileira.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: ENVIRONNEMENT ET GÉOMATIQUE: APPROCHES COMPARÉES FRANCE-BRÉSIL, 2014, Rennes. Actes du colloque. [S.l.]: USP: Université Rennes, 2014. p. 371-378.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Integridade ecossistêmica
Redes Bayesianas
Amazônia brasileira.
Conteúdo: A relação entre a perda de biodiversidade e os impactos nos serviços ecossistêmicos de florestas tropicais, em face à mudança global do clima em curso precisa ser melhor quantificada. Neste trabalho, considerou-se o conceito de Integridade Ecossistêmica (IE), que representa a conexão da biodiversidade com a capacidade dos ecossistemas em manterem os processos de auto-organização. As redes bayesianas (BBN- Bayesian Belief Network) podem fornecer métricas para a geração do índice de integridade do ecossistema, a partir do treinamento das relações probabilísticas de evidências obtidas através de dados de campo, dados de Sensoriamento Remoto e GIS. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a abordagem metodológica e os resultados preliminares do mapeamento da IE, elaborada em escala regional para diferentes padrões fitoecológicos de paisagem da Amazônia brasileira. A modelagem baseou-se na aprendizagem dos parâmetros (modelo data-driven) através do algoritmo Expectation Maximization. Para a validação deste modelo probabilístico foi realizada uma avaliação em zonas controladas, observação de campo e comparação com o modelo de IE baseado em conhecimento (knowledge driven), elaborado por especialistas.
Thesagro: Biodiversidade.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Envibrasp.371.pdf549,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace