Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1005140
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: GONÇALVES, J. L. de M.
ALVARES, C. A.
BEHLING, M.
ALVES, J. M.
PIZZI, G. T.
ANGELI, A.
Additional Information: José Leonardo de Moraes Gonçalves, Departamento de Ciências Florestais, Universidade de São Paulo, Piracicaba, SP, Brasil.; Clayton Alcarde Alvares, Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, Piracicaba, SP, Brasil.; MAUREL BEHLING, CPAMT; Jacyr Mesquita Alves, Copener - Bahia Specialty Cellulose, Alagoinhas, BA, Brasil.; Gustavo Takinaga Pizzi; Aline Angeli, Senac Piracicaba, Piracicaba, SP, Brasil.
Title: Produtividade de plantações de eucalipto manejadas nos sistemas de alto fuste e talhadia, em função de fatores edafoclimáticos
Publisher: Revista Scientia Forestalis (IPEF), v. 42, n. 103, p.411-419, set. 2014
Pages: 9
Language: pt_BR
Keywords: Coppice system.
Description: Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência de fatores edafoclimáticos sobre a produtividade da primeira (R1) e da segunda rotação (R2) de cultivo do eucalipto, manejadas nos sistemas de alto fuste e talhadia, respectivamente. Foram usados os dados de 265 parcelas de inventário florestal de plantações clonais do híbrido E. grandisx urophylla, localizadas em seis municípios do nordeste da Bahia. Os dados de crescimento das plantações nas duas rotações de cultivo foram relacionados com os dados pluviométricos e edáficos. Utilizou-se o teste T pareado, a análise de conglomerados e a regressão multivariada para a análise estatística dos dados. As produtividades das brotações de eucalipto se relacionaram estreitamente ao regime de precipitação pluviométrica. Nos locais onde a precipitação pluviométrica foi maior em R2, a produtividade desta rotação foi maior que a da R1. Houve acentuado efeito da textura do solo. De modo geral, nas parcelas com solos mais arenosos, de menor capacidade de retenção de água disponível, a produtividade de R2 foi menor do que a de R1.
Thesagro: Eucalipto
Rendimento.
NAL Thesaurus: Eucalyptus
Silvicultural systems
Sprouting
Yields
Data Created: 2015-01-12
ISSN: 1413-9324
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cpamt2014behlingprodutividadeeucaliptoendafoclimaticos.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace