Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006231
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agrossilvipastoril - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 21-Jan-2015
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: HOOGERHEIDE, E. S. S.
DUARTE, G. S. D.
CAMPOS, S. de C.
BARELLI, M. A. A.
BALDONI, A. B.
MORETI, D.
Informaçães Adicionais: EULALIA SOLER SOBREIRA HOOGERHEIDE, CPAMT; GISELE S. D. DUARTE, UFMT; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT; MARCO A. A. BARELLI, UNEMAT; AISY BOTEGA BALDONI TARDIN, CPAMT; DOLORICE MORETI, EMPAER-MT.
Título: Levantamento sobre genótipos de mandioca utilizados pelos agricultores de pequena escala, na baixada cuiabana, MT
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In. CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 3., 2014, Santos. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2014. Resumo. 193. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Foi realizado um levantamento sobre os genótipos de mandioca utilizados pelos agricultores na Baixada Cuiabana, região que compreende 14 municípios entorno de Cuiabá, composto de muitos agricultores tradicionais. O MT é um dos centros de origem e diversificação da Manihot esculenta, sendo essa região detentora de uma grande tradição de produção de farinha, devido ao alto consumo pela sua culinária regional. A agricultura familiar desempenha papel fundamental na diversidade de plantas, representando uma forma importante de conservação in situ. Foi aplicado um questionário para os técnicos da EMPAER (Empresa Extensão Rural do Mato Grosso) que atuam na região para identificar os genótipos de mandioca de mesa e de indústria. Foram citados 11, todos eles crioulos os quais foram: ?Igarapé Vermelha?, ?Liberata?, ?Sopão?, ?Juriti?, ?Broto branco?, ?Mansa?, ?Broto roxo?, ?Cacau?, ?Uva?, ?Galhadeira? e ?Olho junto?. Não foram mencionados genótipos melhorados, como da Embrapa ou IAC. Os genótipos ?Liberata? e ?Juriti? foram citados tanto para consumo em mesa, como para indústria na fabricação de farinha, indicando dupla aptidão. Porém, ?Liberata? foi o mais mencionado, sendo citados por técnicos de todos os municípios. Os agricultores tradicionais dessa região são mantenedores da diversidade local.
Thesagro: Farinha
Mandioca
Ano de Publicação: 2014
ISBN: 978-85-66836-07-3
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cpamt2014hoogerheidemandiocagenotipos.pdf26,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace