Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006700
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: TERAO, D.
BENATO, E. A.
BATISTA, D. da C.
BARBOSA, M. A. G.
VITALI, A.
Informaçães Adicionais: DANIEL TERAO, CNPMA; ELIANE APARECIDA BENATO, IB-Campinas; DIOGENES DA CRUZ BATISTA, CPATSA; MARIA ANGELICA GUIMARAES BARBOSA, CPATSA; ALFREDO VITALI, ITAL.
Título: Tratamento hidrotérmico por aspersão com escovação no controle de doenças pós-colheita de manga
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 23., 2014, Cuiabá. Anais... Cuiabá: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2014. Ref. TRA2796.
Páginas: 5 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Tratamento alternativo
Postharvest disorders.
Conteúdo: Resumo: O Brasil é um importante produtor e exportador de manga, em 2009 produziu cerca de 1,2 milhões de toneladas (t) de manga e exportou em 2010 cerca de 130.000 t., com aumento de 13,15% em relação ao ano anterior (IBRAF, 2013). Na fase de formação do fruto ocorrem infecções fúngicas, que permanecem quiescentes no interior do tecido, desenvolvendo os sintomas da podridão, durante o período de transporte e armazenamento, podendo causar sérios prejuízos aos produtores e exportadores. Por isso, para evitar o aparecimento dessas doenças tem-se usado, preventivamente, fungicidas no tratamento pré e pós-colheita, podendo acarretar a contaminação química do produto. Existe uma demanda por alternativas limpas no controle de doenças pós-colheita de manga que não deixem resíduos químicos prejudiciais à saúde humana e, dentre eles, o tratamento hidrotérmico por aspersão de água quente com escovação, tem sido apontado como um método promissor e sustentável. O tratamento hidrotérmico por imersão, recomendado para o controle da antracnose, não tem apresentado bons resultados no controle de podridões causadas por outras espécies fúngicas de grande importância econômica na região do Submédio São Francisco, além de usar grande volume de água aquecida, com elevada demanda energética. O objetivo deste trabalho foi avaliar a termo resistência das principais espécies fúngicas,causadoras de doenças pós-colheita em manga, e o efeito do tratamento hidrotérmico por aspersão com escovação no controle da podridão causada por Botryosphaeria dothidea e na qualidade dos frutos.
Thesagro: Manga
Doença de planta
Podridão
Controle térmico
Pós-colheita
NAL Thesaurus: Plant diseases and disorders
Hot water treatment.
Ano de Publicação: 2015-01-26
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014AA34.pdf50,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace