Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1008750
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Clima Temperado - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 13-Fev-2015
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: VALENTE, B. S.
XAVIER, E. G.
BRUM JUNIOR, B. de S.
ANCIUTI, M. A.
SCHIEDECK, G.
Informaçães Adicionais: BEATRIZ SIMÕES VALENTE, UFPEL; EDUARDO GONÇALVES XAVIER, UFPEL; BERILO DE SOUZA BRUM JUNIOR, INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA; MARCOS ANTONIO ANCIUTI, INSTITUTO FEDERAL SUL-RIOGRANDENSE; GUSTAVO SCHIEDECK, CPACT.
Título: Treatment of inedible poultry carcasses through composting.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, v. 18, n. 4, p. 1419-1429, dez. 2014.
Idioma: en
Notas: Título equivalente: Tratamento de cortes nobres de frangos de corte impróprios para o consumo humano através da compostagem.
Conteúdo: O objetivo do estudo foi avaliar o tratamento de cortes nobres de frangos de corte impróprios para o consumo humano através do processo de compostagem. O monitoramento das transformações físico-químicas da biomassa foi realizado durante o período de 180 dias de compostagem. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância e regressão a 5% de significância. Os resultados indicaram que a umidade não foi um fator condicionante de eficiência no segundo estágio de compostagem, ressaltando assim a importância dos revolvimentos intermitentes. O substrato cama de aviário serviu de fonte de N aos micro-organismos, não devendo ser utilizado como fonte de C na compostagem de cortes nobres de frangos de corte, sendo necessária a substituição por materiais que apresentem uma alta relação C/N. A mistura de cortes nobres de frangos de corte e cama de aviário acarretou uma baixa relação C/N inicial, favorecendo a volatilização do nitrogênio e, por conseqüência, o aumento da relação C/N no decorrer do processo de compostagem, fazendo-se necessário um tempo maior para a bioestabilização da biomassa. O composto produzido pode ser utilizado como corretivo de solos ácidos por apresentar um pH alcalino. A compostagem proporcionou a concentração dos nutrientes na biomassa, encontrando-se dentro dos valores máximos tolerados pela Instrução Normativa nº25/2009 do Ministério da Agricultura, Pecu¬ária e Abastecimento. O processo de compostagem é uma alternativa para a disposição ecologicamente correta dos cortes nobres de frangos de corte considerados impróprios para o consumo humano, podendo ser utilizado pelo setor avícola e também por granjas, auxiliando no desenvolvimento sustentável desta atividade.
Thesagro: Produção animal
Avicultura
Compostagem
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CompostagemcortesnobresSchiedeck.pdf890,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace