Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1012093
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Clima Temperado - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 25-Mar-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SCIVITTARO, W. B.
BÜSS, G. L.
SILVEIRA, A. D.
FARIAS, M. de O.
CORRÊA, G. da S.
LACERDA, C. L.
SOUSA, R. O. de
SILVA, J. J. C. da
Informaçães Adicionais: WALKYRIA BUENO SCIVITTARO, CPACT; Gerson Lubke Büss, UFPEL; Anderson Dias Silveira, UFPEL; Marla de Oliveira Farias, UFPEL; Gessiele da Silva Corrêa, UFPEL; Camila Lemos Lacerda, UFPEL; Rogério Oliveira de Sousa, UFPEL; JULIO JOSE CENTENO DA SILVA, CPACT.
Título: Emissões de Metano e Óxido Nitroso de Planossolo: Efeito do Manejo do Solo e da Cobertura Vegetal.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 10., 2014, Pelotas. Fatos e mitos em ciência do solo. Pelotas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo; UFPEL, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Gás de efeito estufa
Potencial de aquecimento global
Preparo do solo.
Conteúdo: RESUMO- Em áreas de produção de arroz irrigado, a época e as operações de preparo do solo determinam potenciais distintos de incorporação de carbono (C) ao solo e de emissão de gases de efeito estufa (GEE). Realizou-se um trabalho para avaliar o efeito do manejo do solo e da cobertura vegetal sobre as emissões de metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), durante o outono/inverno, de Planossolo cultivado com arroz irrigado. O estudo foi realizado de abril a outubro de 2013, em Capão do Leão-RS. Avaliaram-se três sistemas de preparo do solo: preparo antecipado de outono; preparo convencional de primavera e preparo com rolo-faca no outono. As coletas dos gases foram realizadas semanalmente, utilizando-se o método da câmara estática fechada. A época e as operações de preparo do solo proporcionaram potenciais distintos de emissão de metano e óxido nitroso em Planossolo durante o outono/inverno. As emissões totais de metano foram maiores na área preparada com rolo-faca, seguida daquela com preparo convencional e antecipado. Também as emissões totais de óxido nitroso foram maiores para o preparo com rolo-faca, seguida da área com preparo antecipado; o preparo convencional não proporcionou emissões de óxido nitroso. Em todos os sistemas de preparo, o metano foi o principal componente do potencial de aquecimento global parcial (PAGp) de Planossolo cultivado com arroz irrigado durante o período de entressafra.
Thesagro: Arroz Irrigado.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
W.B.Scivittaro1.pdf253,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace