Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013049
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, J. M. da
SANTOS, C. A. F.
SOUZA, R. R. C. de
FERREIRA, G. de O.
VITORINO, W. R. da S.
Informaçães Adicionais: JULIANNA MATOS DA SILVA, Bolsista Pibic CNPq/Embrapa Semiárido; CARLOS ANTONIO FERNANDES SANTOS, CPATSA; REJANILDO ROBSON CANDIDO DE SOUZA, Bolsista Pibic CNPq/Embrapa Semiárido; GLEYCE DE OLIVEIRA FERREIRA, Pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais, Universidade Estadual de Feira de Santana; WESLANY ROBERTO DA SILVA VITORINO, CPATSA.
Título: Avaliação e seleção de bulbos de cebola com baixo teor de ácido pirúvico.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 9., 2014, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2014.
Páginas: p. 85-90.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 261).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Cebola suave
Ácido pirúvico
Melhoramento genético
Onion.
Conteúdo: A quantificação do nível de ácido pirúvico como um índice de pungência tem se tornado um procedimento de rotina para possibilitar o desenvolvimento de cebola suave e/ou doce para produtores e consumidores. O objetivo deste trabalho foi avaliar o teor de ácido pirúvico em algumas variedades de cebola (Allium cepa L.) desenvolvidas para serem cultivadas no Nordeste brasileiro tendo em vista o melhoramento da espécie para o desenvolvimento de cultivares com baixo teor de ácido pirúvico. Foram avaliados bulbos de cinco variedades de cebola cultivadas no segundo semestre de 2013, no Campo Experimental de Mandacaru, Juazeiro, BA. O teor de ácido pirúvico dos bulbos foi quantificado por espectrofotometria, sendo selecionados aqueles com teor menor do que 4 ?mol/mL. Dos 529 bulbos, das cinco variedades, os teores de ácido pirúvico variaram de 0,27 ?mol/mL a 22,03 ?mol/mL de suco de cebola, dos quais foram selecionados 129, o que possibilitará a produção de sementes para o desenvolvimento de novo ciclo de seleção de bulbos de cebola com baixo teore de ácido pirúvico.
Thesagro: Cebola
Allium Cepa.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo11.pdf92,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace