Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013401
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 13-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: GALVÃO, K. de S.
CUNHA, T. J. F.
AMARAL, A. J. do
HERNANI, L. C.
OLIVEIRA NETO, M. B. de
GIONGO, V.
MENDES, A. M. S.
MELO, A. da S.
Informaçães Adicionais: KELLIANE DE SOUZA GALVÃO, Estagiária da Embrapa Semiárido; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; ANDRE JULIO DO AMARAL, CNPS; LUIS CARLOS HERNANI, CNPS; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; VANDERLISE GIONGO, CPATSA; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA; ADOILDO DA SILVA MELO, CNPS.
Título: Estoques de carbono e nitrogênio em Neossolo Quartzarênico sob cultivo de mangueira irrigada e vegetação de Caatinga.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 9., 2014, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2014.
Páginas: p. 155-162.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 261).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Qualidade do solo
Estoques de carbono
Estoques nitrogênio.
Conteúdo: Com este trabalho, objetivou-se avaliar o efeito do cultivo de mangueiras sobre os estoques de carbono orgânico (CO) e nitrogênio total (N) em um Neossolo Quartzarênico em área de fruticultura irrigada por 20 anos, em comparação com uma área sob vegetação nativa de Caatinga hiperxerófila, em Petrolina, PE. Coletou-se amostras de solo nas duas áreas: 1) sob Caatinga; 2) sob cultivo de mangueiras (Mangifera indica L.), em transectos paralelos, distando cerca de 150 m um do outro. Em cada uma foram amostrados dez pontos, distanciados de 30 m entre si e as médias comparadas pelo teste t. Amostras de solo foram coletadas nas profundidades: 0,00-0,10 m; 0,10-0,20 m; 0,20-0,40 m; 0,40-0,60 m. Determinou-se a granulometria, densidade do solo e teores de CO e N, utilizados para o cálculo do estoque destes elementos. Observou-se maiores teores de CO e N em área de fruticultura irrigada, em especial, na camada de 0,00-0,10 m. No entanto, ao considerar a camada de 0,0-0,60 m, os estoques de CO e N não diferiram entre as duas áreas. O uso do solo com a cultura da mangueira irrigada, em Neossolo Quartzarênico em clima semiárido contribuiu para manter os estoques de CO e N do solo.
Thesagro: Solo
Manga
Clima
Irrigação
Manejo do Solo.
NAL Thesaurus: Soil
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo21.pdf107,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace