Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1016090
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 25-Mai-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SOUZA, A. M. dos S.
DANTAS JUNIOR, E. de M.
ZAFALON, L. F.
VESCHI, J. L. A.
Informaçães Adicionais: AYSLANE MAIRY DOS SANTOS SOUZA, Estágiária da Embrapa Semiárido; EDMILSON DE MOURA DANTAS JUNIOR, CPATSA; LUIZ FRANCISCO ZAFALON, CPPSE; JOSIR LAINE APARECIDA VESCHI, CPATSA.
Título: Ocorrência de cicatrizes e abscessos causados pela Linfadenite caseosa em caprinos do rebanho da Embrapa Semiárido.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 9., 2014, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2014.
Páginas: p. 325-330.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 261).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Drenagem cirúrgica
Linfonodos
Deonça infectocontagiosa.
Conteúdo: A linfadenite caseosa é uma doença infectocontagiosa, de caráter crônico, que acomete, principalmente, caprinos e ovinos e é causada pela bactéria Corynebacterium pseudotuberculosis. Os animais infectados tornam-se portadores da doença durante toda a sua vida. O objetivo deste estudo foi o de avaliar a ocorrência de cicatrizes e abscessos sugestivos de linfadenite caseosa nos caprinos pertencentes ao rebanho da Embrapa Semiárido durante o período de fevereiro de 2009 a dezembro de 2013. Para isso, foram avaliados os linfonodos parotídeos, mandibulares, retrofaríngeos, préescapulares, inguinais, poplíteos e mamários de 84 caprinos, independente de raça, sexo ou idade. Quarenta animais apresentaram cicatrizes em locais sugestivos de linfadenite caseosa e 44 caprinos tiveram os abscessos drenados cirurgicamente durante o período de avaliação. O linfonodo préescapular foi o que apresentou a maior porcentagem de comprometimento na avaliação para a presença de cicatrizes. Durante o período de avaliação, 38,64% dos linfonodos inguinais dos caprinos foram drenados. Portanto, é possível concluir que os linfonodos da região torácica e os dos membros posteriores foram os mais acometidos pelos abscessos causados por C. pseudotuberculosis nos caprinos do rebanho da Embrapa Semiárido durante o período de fevereiro de 2009 a dezembro de 2013.
Thesagro: Produção animal
Caprino
Doença
Corynebacterium Pseudotuberculosis
Linfadenite Caseosa
Sanidade Animal.
NAL Thesaurus: Animal production
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCI2015.00013.pdf144,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace