Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1016692
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Mai-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SIGNOR, D.
GARCIA, U. S.
MARQUES, E. de O.
MUNIZ, L. C.
DEON, M. D. I.
CUTRIM JUNIOR, J. A. A.
COSTA, J. B.
Informaçães Adicionais: DIANA SIGNOR DEON, CPATSA; UELSON SERRA GARCIA; ELUARDO DE OLIVEIRA MARQUES; LUCIANO CAVALCANTI MUNIZ; MAGNUS DALLIGNA DEON, CPATSA; JOSÉ ANTONIO ALVES CUTRIM JUNIOR; JOAQUIM BEZERRA COSTA, CPACP.
Título: Métodos de determinação do teor de C no solo sob diferentes usos da terra em Santa Inês - MA.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO NORDESTINA DE CIÊNCIA DO SOLO, 2.; SEMINÁRIO BAIANO DE SOLOS, 3., 2014, Ilhéus. Agenda de uso e conservação dos solos: por que não?: anais. Ilhéus: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Núcleo Regional Nordeste, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Combustão seca
Combustão úmida
Walkley-Black
Natural resource.
Conteúdo: A determinação dos teores de C no solo pode ser feita por métodos de combustão via úmida ou via seca. Apesar do método de combustão via seca em analisador elementar ser considerado internacionalmente como método de referência, a maioria dos laboratórios de análise de solo no Brasil utiliza o método Walkley-Black na determinação do teor de C em amostras de solo. O objetivo desse trabalho foi comparar a eficiência dos métodos de Walkley-Black e analisador elementar para a determinação dos teores de C em amostras de solo sob diferentes usos da terra em Santa Inês-MA. Foram analisadas amostras de solo coletadas nas camadas 0-10 em e 10-20 em de profundidade coletadas em áreas de vegetação nativa, vegetação secundária (capoeira), pastagem degradada e em uma área de capoeira recém convertida para pastagem destinada à implantação de sistema de integração lavoura-pecuária. Não foram observadas diferenças entre os métodos de determinação dos teores de C no solo, embora as diferenças entre os usos tenham sido minimizadas quando as análises foram feitas pelo método Walkley- lack. Assim, para amostras de solo com elevado teor de areia, o método Walkley-Black para determinação do teor de C fornece resultados semelhantes aos do método de combustão seca em analisador elementar.
Thesagro: Solo
Recurso natural
Carbono.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diana1.pdf422,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace